Sobrenomes Judaicos

Temos material ainda a ser publicado no decorrer do ano de 2020.

8 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde professor

por acaso o senhor tens pesquisado o sobrenome OJANA ou tem visto ja
sabe me dizer de onde ou significado algo que possa me ajudar este e da minha arvore genealogica da italia. obrigado

Joaquim Dias disse...

OJANA, de acordo com o "Léxico del español tardío de los siglos XVI al XVIII. Nuevos estudios de la lengua a partir de los casos aragonés, valenciano y catalán." de Ruy Castro-Palomares (Barcelona, 1962), é uma castelhanização do termo árabe OHANA que significa "da graça" ou "filho da graça"...dito isto, em referência à graça divina.

É perfeitamente crível que você o encontre na Itália, dado a ocupação espanhola no sul daquela península ter ocorrido durante a época da dinastia Habsburgo (séculos XVI e XVII).

A princípio, foi o que encontrei. Agora, se houve uma mudança fonética desse sobrenome no processo de migração. Isto é, do italiano para o português. Daí teríamos que ter outra linha de pesquisa.

Grato pela visita ao blog!

Anônimo disse...

bom dia professor.

tenho uma duvida o senhor poderia me ajudar te agradeco
meu sobrenome e daniel estou montando minha arvore genealogica estou na sexta ou setima geracao e no meio teve uma mudanca de daniel para danielle e encontramos mais um documento ate comentei com o senhor sobre o sobrenome ojana. a questao q me enttriga a seguinte
como pode um italiano do ano 1700 a 1800 por um sobrenome tao incisivo DEUS E MEU JUIZ significado de DANIEL sendo que DANIEL tem origem hebraica me entende meu antepassado tem o nome SANTO DANIEL casado com MADALLENA OJANA sendo que a maioria dos sobrenomes foram postos com significados e o original e DANIEL.

Joaquim Dias disse...

No caso amigo, DANIEL ou DANIELLE são sobrenomes patronímicos do nome italiano moderno Daniele (Daniel em português). Aliás, a forma DANIEL também é encontrada no português, no francês, no catalão, no espanhol, no inglês, no dinamarquês, no alemão, e muitas outras línguas.

Bem, não dá para dizer que DANIEL é um sobrenome exclusivamente judaico, embora sua etimologia seja hebraica. É que DANIEL é um nome masculino adotado de forma muito comum pelos cristãos desde o início da Idade Média, assim como outros nomes de etimologia hebraica como João, Jacó, Elias, Gabriel, Samuel, etc.

No caso, para resumir, DANIEL pode ser judeu, mas não EXCLUSIVO judeu.

Grato pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa tarde, tens ideia do sobrenome Fiegenbaum, origem, data da origem?

Joaquim Dias disse...

https://professorjoaquimdias.blogspot.com/2022/11/sobrenome-feigenbaum.html

Grato pela visita ao blog!

Anônimo disse...

Boa tarde professor, tudo bem?
Me chamo Henrique, e encontrei um dos meus sobrenomes em sua página. Tenho curiosidade sobre o outro se é judaica ou alemão. Seria o nome Kappaun
Desde já agradeço.
Um abraço

Joaquim Dias disse...

https://professorjoaquimdias.blogspot.com/2023/06/sobrenome-kappaun.html

Grato pela visita ao blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...