sábado, 19 de novembro de 2016

Dia Nacional da Consciência Negra

Ruínas de uma antiga senzala na propriedade do Sr. Nelson Mello, nas proximidades do Passo dos Carros
Fonte desta imagem:
 https://www.alltravels.com/brazil/rio-grande-sul/capao-do-leao/photos/current-photo-26694508

Dia 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra e nos colocamos a buscar algo que pudesse fazer alusão a esta importante data. Pois bem, descobrimos em nossas pesquisas, uma informação curiosas, que acreditamos não ser de conhecimento do grande público. 

Em Capão do Leão, o 20 de Novembro não é feriado como em algumas cidades do Brasil, todavia existe uma lei municipal (Lei 801/2001) que institui a data como dia festivo do município e criou o Centro de Cultura Negra, subordinado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 

Segue o texto da lei:

"LEI NO 801/2001

Institui o dia 20 de novembro como dia festivo em comemoração ao aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Resgate a cultura Negra. 

O Prefeito Municipal de Capão do Leão, Estado do Rio Grande do Sul, 
Faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte 

LEI 
Art. 1° - Institui como dia festivo no Município de Capão do Leão o dia 20 de novembro em homenagem à cultura negra. 

Art. 2° - Fica criado o Centro de Cultura Negra ligada à Secretaria de Educação e Cultura do Município. 

Art. 3° - Neste dia será homenageado o grande Zumbi dos Palmares, Líder da Luta Negra.

Art, 4° - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. 

GABINETE DO PREFEITO DE CAPÃO DE LEAOf EM 27 DE DEZEMBRO DE 2001. 

VILMAR MOTTA SCHMITT 
Prefeito Municipal 

Registre-se e Publique-se 
Paulo Ricardo Leite 
Chefe de Gabinete"

Obviamente, não temos conhecimento de nenhuma comemoração específica do dia 20 de Novembro em Capão do Leão nos últimos anos, salvo no caso da parte de alguma entidade representativa. Igualmente, desconhecemos um Centro de Cultura Negra. Provavelmente, a intenção do poder público na época foi positiva, mas faltou algum tipo de articulação para fazer a lei ser aplicada de forma mais efetiva.

Aproveitamos o espaço, para destacar a presença e a importância do negro na história do Capão do Leão, mencionando sem dúvida a marcante figura de Elberto Madruga, primeiro prefeito da história do município e várias vezes vereador em Pelotas (onde chegou a presidir a Câmara de Vereadores daquela cidade). Ainda no campo da política, relembramos a figura do falecido vereador Eliézer Gonçalves (primeiro negro na história da Câmara de Vereadores do Capão do Leão) e mais recentemente o segundo negro eleito ao Legislativo leonense, José Fabrício Freitas. Na época das charqueadas, nas estâncias antigas, nas ferrovias, na pedreira, nas tropeadas, nos empreendimentos, etc., muitos negros estiveram presentes com seu trabalho e, inegavelmente, fazem parte da construção do município e de toda a sua história. Não podemos deixar de reconhecer que o racismo e o preconceito também fazem parte deste contexto, infelizmente. 

Parabéns ao Dia Nacional da Consciência Negra!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...