quarta-feira, 21 de julho de 2021

Santiago Minuto



"Telegramma aqui recebido do Rio Grande menciona o lamentavel fallecimento do nosso dedicado amigo Santiago Minuto, conceituado commerciante d'aquella praça e devotado servidor da Republica.

A sociedade rio-grandense perde, com esse luctuoso acontecimento, a cooperação intelligente de um homem bom, probo e emprehendedor, que subiu pelo seu proprio esforço á boa posição em que se achava.

Por occasião do ataque à cidade do Rio Grande pela esquadra revoltosa, Santiago Minuto, que era 1o. tenente do 1o. batalhão de artilharia de posição, prestou n'esse corpo serviços de guerra á causa da lei e da ordem publica.

Á sua respeitavel e desolada familia apresentamos os nossos pezames.

✤✤✤✤✤

Na cidade de Taquary, onde se achava, falleceu repentinamente o tenente-coronel da guarda nacional d'esta capital Antonio Onofre da Fontoura, antigo morador do ex-3o. districto.

No extincto regimen, o tenente-coronel militou no partido liberal, do qual era chefe no referido districto. Com o advento da Republica, retirou-se da actividade politica.

Um vapor saiu esta manhã de Taquary conduzindo o morto para esta cidade, onde deve ter chegado esta tarde e sido sepultado.

✤✤✤✤✤

Á rua Dr. João Ignacio falleceu hontem uma italiana, viuva, de nome Ursula Ersettoz, possuidora de uma pequena casa de negocio. Deixou dois filhos menores abandonados.

Chegando esse facto ao conhecimento do sub-intendente do 3o. districto, para ali se dirigiu elle com algumas pessoas, providenciando sobre o enterro.

Pela mesma auctoridade foi communicado o occorrido ao juiz de orphams."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Dezembro de 1895, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...