quarta-feira, 11 de março de 2020

Sobrenome Magalhães


"MAGALHÃES - Sobrenome português toponímico. Pode provir do céltico 'magal', que significaria 'grande'. Os Magalhães procedem de Afonso Rodrigues de Magalhães, que é seu solar na província de Entre-Douro-e-Minho, no tempo do rei Dom Dinis.

Sobrenome de grande difusão de língua portuguesa e prestigiado por numerosas personalidades."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Ferreira


"FERREIRA - Sobrenome toponímico. Ferreira pode ser entendido como 'lugar onde há ferro, mina ou jazida de ferro'. A denominação teria origem nos tempos dos romanos ou luso-romanos, sendo, portanto, antiquíssima. Transcrevemos J. Leite de Vasconcelos, em Lições de Filologia Portuguesa:

'A uns Ferreira dá-se por timbre no brasão uma ema com uma ferradura de ouro no bico: outros como os Herrera de Espanha, usam nas armas duas caldeiras de ouro. Em qualquer dos casos se pensou nos utensílios que costumam fabricar-se de ferro, ainda que, transportados para a heráldica, se metamorfosearam em ouro, pela fácil alquimia genealogista. O ferro foi evidentemente posto em conexão com Ferreira. Sem dúvida Ferreira se relaciona com ferro, porque vem do latim 'ferraria' - 'mina de ferro', 'oficina de ferreiro'. Mas Ferreira é vulgaríssimo nome geográfico e o não menos vulgar apelido nasceu dele, como outros que há pouco estudei. Villas-Boas não anda longe da verdade quando diz que o primeiro fidalgo que se chamou Ferreira tomou o apelido de Ferreira d'Aves, de que foi senhor e onde teve o solar; só há de entender-se que a conexão entre o apelido e o topônimo é mais geral do que a fica indicada. Há tantos Ferreira que não podiam eles descender de um tronco comum. A multiplicidade dos apelidos corresponde aqui, mais uma vez, à das terras. A explicação que dou de Ferreira convém também ao apelido espanhol Herrera, a que acima aludi' (pág. 265-266)

'Rui Pires... um dos fidalgos que vieram a este Reino com a Rainha Dona Tareja, foi o primeiro que se chamou de Ferreira, tomando o apelido de Ferreira de Aves, de que foi Senhor e é o solar desta família'.

Ferreira de Aves é freguesia do Concelho de Sátão, Viseu, com 3.324 habitantes. Possui uma igreja no estilo românico, pelourinho e monumento nacional, datando do século XV. Ferreira-A-Nova é freguesia do Concelho de Foz, Coimbra. Ferreira do Alentejo é vila e sede de Concelho, na Beja."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 25 de Outubro de 1991, pág. 02

Sobrenome Borges


"BORGES - Topônimo francês de Bourges. O primeiro que usou o sobrenome foi Gonçalo Annea. Serviu a Felipe II na tomada de Bourges. Os Borges de Vacaria, segundo o saudoso Prof. José Fernandes de Oliveira, são descendentes deste tronco. Quem veio de Portugal é Simão Borges de Cerqueira, que teve em Gonçalo Annes seu 11o. avô.

Tendo passado à França no Reinado de Felipe II (1180-1223) este o mandou socorrer à Praça de Bourges, na Província de Berry, que então se achava sob o domínio das armas inimigas, e tão bem fortificada que parecia inexpugnável. Entretanto, Gonçalo Annes, à frente das tropas sob o seu comando, não só tomou a praça como desbaratou o inimigo. Por isso foi armado cavaleiro pelo dito rei, que lhe deu um brasão de armas alusivo ao feito, com o apelido de 'Bourges' que, quando Gonçalo voltou a Portugal foi corrompido pela pronúncia portuguesa em Borges. Gonçalo Annes de Bourges fez o assento em Portugal na Torre de Moncorvo e casou-se com Gracia Mendes, de quem deixou grande descendência."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 17 de Setembro de 1990, pág. 03

Emilio Antonio Mallet


"Registro mortuario

Hontem pela manhã falleceu n'esta capital, repentinamente, o cidadão Emilio Antonio Mallet.

Durante longos annos exerceu com assiduidade, honradez e intelligencia o cargo de amanuense da secretaria de polícia, aposentando-se não ha muito tempo.

Deixa uma familia numerosa e paupérrima, á qual apresentamos os nossos pezames."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Março de 1892, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...