terça-feira, 21 de setembro de 2021

Imigração ucraniana no Brasil

 



"Um dos pontos controvertidos, ou antes, pouco esclarecidos, pela ausência de documentos com que se tem de defrontar quem escreve a história da imigração ucraniana no Brasil, são justamente os seus primórdios.

A maios parte dos autores fixa o ano de 1895, como ponto de partida dessa imigração, e é porque foi nestes ano que chegou ao Brasil a primeira grande leva de ucranianos, vindos da Galícia (Ucrânia Ocidental), em busca de terras do Sul do Brasil. No entanto, sabe-se hoje que já em 1891, 92 e 93, casos de imigração ucraniana se tinham verificado, ainda que de indivíduos ou de poucas famílias

UM POUCO ANTES

Pode-se remontar ainda a uma época anterior, pois, segundo o testemunho do padre Rafael Krynitzkyi, da Ordem de São Basílio Magno, um dos primeiros missionários entre os colonos ucranianos no Brasil, encontrou-se em 1914 com uma família ucraniana em São Paulo, cujo chefe havia chegado ao Brasil no ano de 1872.

Segundo o que escreve o padre Valdomiro Burko, mais ou menos nessa época (1876) registrava-se a chegada de outro pequeno grupo de imigrantes ucranianos, em companhia de alguns poloneses. Provinham eles do Sudoeste da Ucrânia, dos Cárpatos Ocidentais e estabeleceram-se em Curitiba. Estes, no entanto, como os outros vindos antes de 1891 não podem ser tomados como referências históricas, seja pela falta de documentos comprovantes, seja pelo fato de serem indivíduos isolados, que provavelmente teriam se fixado em outros países da Europa, antes de viram para o Brasil.

OS PRIMEIROS

Os primeiros colonos, ao que se deduz, mesclaram-se com os habitantes do lugar, de modo que hoje constam apenas os seus sobrenomes na lista do grupo de primeiros imigrantes eslavos no Paraná. Além disso, essa lista refere simplesmente que eram 'grego-católicos' (os ucranianos eram assim chamados, por terem recebido o cristianismo através de Bizâncio no século X).

Em 1884 mais um pequeno grupo de imigrantes ucranianos chegava ao Brasil, vindo de Cholm, noroeste da Ucrânia Ocidental. Também estes se mesclaram. O primeiro grupo maior que contava com oito famílias, proveniente da Galícia Oriental, desembarcou no Brasil em 1891. Detiveram-se os seus componentes, por algum tempo, em Curitiba, passando depois para a colônia de Santa Bárbara, perto de Palmeira, entre Curitiba e Ponta Grossa, onde se estabeleceram definitivamente. Estes são reconhecidos como os primeiros imigrantes ucranianos. E é eles que se conta, na história, a chegada dos ucranianos no Brasil: no ano passado, o Paraná viu passar desapercebido os 75 anos de imigração.

No ano de 1892 a chegada de colonos ucranianos para o Brasil registrava-se com maior frequência. Entre os vindos nesse ano, apontam-se alguns da Ucrânia Oriental, que fugiram de sua pátria ocupada pelos russos. Nos anos de 1893 e 1894, devido ao estado revolucionário em que encontrava no Sul do Brasil, o movimento imigratório arrefeceu-se, para no ano seguinte, com a calma e pacificação sobrevindas tornar proporções e agigantar-se.

EM MASSA 

A imigração em massa efetuou-se propriamente nos anos de 1895 em diante. Vieram da Galícia cerca de 5.500 ucranianos. Desembarcaram no Porto de Paranaguá, daí seguiram para o planalto paranaense e para regiões do Estado de Santa Catarina, fundando núcleos coloniais que ate hoje subsistem.

Dos que chegaram em 1896, todos vindos diretamente para o Paraná, dois mil imigrantes fixaram-se na Colônia de Água Amarela (hoje Antônio Olinto), 80 famílias em Jangada (União da Vitória), 200 famílias procuraram Iracema (região que mais tarde seria anexada a Santa Catarina), 800 familias estabeleceram-se nos arredores da cidade de Mallet e Dorizon e 1.500 famílias (aproximadamente 8 mil pessoas) foram residir em Prudentópolis e seus arredores.

Nos anos seguintes (1897-1899), desembarcaram no Paraná mais 300 famílias ucranianas que posteriormente se fixariam nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Nestas proporções, já no começo do século atual, a imigração ucraniana no Brasil no Brasil chegava a contar cerca de 24 mil pessoas, não se levando em conta um grande número dos que pereceram num incidente marítimo. Mais de 2 mil colonos também caíram vítimas de epidemias, apenas estabelecidos em seus núcleos e outros foram massacrados pelos índios.

COM VAGAR

De 1901 a 1907 a imigração ucraniana decresceu em ritmo. Nestes anos a média de pessoas que entravam no país, provenientes da Ucrânia era de 700 e 1000. O estado preferido: Paraná. Mais uma onda de imigração em massa deu-se a partir de 1908 a 1914. Serviu de motivo para esta nova grande leva a campanha brasileira para a construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul. De um total de 20.000 imigrantes, 18.500 fixaram-se no Paraná e Santa Catarina. E assim a imigração ucraniana no Brasil até 1914 fixava em 45 mil pessoas."

Fonte: DIÁRIO DO PARANÁ (Curitiba/PR), 09 de Março de 1971, 2o. caderno, pág. 01

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...