quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Sátira ao feminismo na Porto Alegre oitocentista

 



Pelo theatro

O thema da opereta representada hontem em beneficio do inteliigente artista Aristides Gargano é uma satyra com endereço aos partidarios da emancipação da mulher.

Na peça As mulheres emancipadas fundam um reino, fazem-se soldados, constituem exercito, pretendem exercer todas as funcções publicas, mas a cada momento encontram obstaculos provenientes da sua condição feminil e que as expõe ao ridiculo.

Finalmente, as emancipadas são vencidas pelo coração e rendem-se, desde o imperador, a tres prisioneiros masculinos que ousam penetrar no seu imperio e com quem ellas preparam fuga amorosa depois de havel-os condemnado á morte, em um julgamento ruidoso em que todas fallam a um tempo.

Relativamente á musica, ha, na opereta bons trechos, marcialmente enthusiasticos umas vezes, ternamente apaixonados outras.

M. Gargano, Z. Cesana, G. Mancini, A. Poggi, M. Grandi e A. Rinoldi interpretaram com bisarria as mais graduadas mulheres emancipadas.

D. Pinelli, um dos prisioneiros, esteve um francez original, espirituoso.

Aristides e Fernando Gargano completaram a trindade prisioneira, que muito fez rir.

No intervallo do 1o. para o 2o. acto da peça e beneficiado cantou, com expressão e sentimento, a bella romanza de Lourenço, do Fra Diavolo.

Foi enthusiasticamente applaudido, tendo de repetil-a a pedidos numerosos.

Succederam novos applausos, sendo Aristides chamado tres vezes ao proscenio.

A parodia do Othello fez rir muito.

Fernando Gargano, fazendo o papel de Yago, salientou-se no desempenho da parodia.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 05 de março de 1891, pág. 02, col. 01

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...