quinta-feira, 2 de abril de 2020

Sobrenome Medina


"MEDINA - Sobrenome espanhol toponímico. Vem do árabe 'medina' e significa simplesmente 'cidade'. No caso, é provável que se relacione ao município de Medina del Campo, na região de Castela, de onde se tem notícia partirem cavaleiros para a Reconquista portuguesa no século XV."

Fonte: pesquisa pessoal.

Sobrenome Frazão


"FRAZÃO - Sobrenome toponímico. Talvez primitivamente haja sido alcunha. Dizia-se da pessoa adestrada em marchas difíceis, fragueiro. Frazão é freguesia do Concelho de Passos de Ferreira, em Porto, Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 11 de Dezembro de 1991, pág. 02

Prisão de ladrões de cavalos em Dom Pedrito


"D. Pedrito, 5 de novembro: - Foram capturados João Macido, Avelino Macido, Damasio Rodrigues, um rapazinho de nome Serafim Sant'Anna e Galdino de Moura.

Esses individuos viviam de furtos e já tinham em seu poder 58 cavallos alheios, que tambem foram aprehendidos.

Faz parte da commandita um Fuão José Pereira.

Um d'esses bandidos, Galdino Moura, tentou praticar novo crime na delegacia de policia.

Assim relata a Gazeta o occorrido:

'Procedia o sr. dr. delegado de policia, em sua casa, a inquerito relativo ao furto de cavallos de que demos noticia em nosso ultimo numero.

Suspendendo aquella autoridade os trabalhos por momentos, retirou se para o interior do predio. 

Em sua ausencia, o preso Galdino Moura, que durante o acto se portára de modo inconveniente, apoderou-se de uma espada embainhada que se achava a pequena distancia, e, em atitude hostil, tentou desembainhal-a.

Felizmente, porém, apezar de seus esforços, não conseguio Galdino tirar a espada da bainha, e o sr. escrivão da delegacia, o carcereiro da cadêa e uma praça da secção policial, que comprehenderam-lhe as sinistras intenções, cahiram sobre elle, auxiliados pelo sr. dr. delegado, que voltou logo, e conseguiram, a custo, arrancar a perigosa arma das mãos do criminoso.'

- Foi preso e recolhido á cadêa o celebre Francisco Severo, vulgo Chiquilim.

Esse indivíduo é o mesmo que assaltou a casa de Leonardo Jorge, e que ha pouco furtou de um empregado do barão de Upacarahy, alguns cavallos e uma junta de bois lavradores."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 16 de Novembro de 1886, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...