sábado, 8 de julho de 2023

Sobrenomes Piemonteses 10 - Sobrenomes Abate

 



Sobrenome italiano (mas também podendo aparecer com origem distinta na Península Ibérica e na zona do romanche) que seguramente nada tem haver com o significado que presumivelmente se lhe atribui que é o de abade - religioso chefe de uma abadia monástica.

Na verdade, ABATE provém de abbas cujo significado é pai, mas no contexto medieval, pode ser encarado como chefe, líder, comandante de uma facção, chefe de uma aldeia ou comunidade, homem mais velho de uma vila rural. Também pode ter o sentido de homem venerável, respeitado por sua experiência e caráter. São formas variantes encontradas em toda Itália: ABATI, ABBATE, ABBATI, ABÀ, ABBÀ, DELL'ABATE, DELL'ABBATE, DEGLI ABATI, DEGGLI ABBATI, L'ABATE, LABATE, LABBATE, ABATELLO, ABATELLI, ABATINO, ABATINI, ABBALEO, ABATANGELO, ABBATANGELO, ABATANTUONO, ABBATEGIANNI, ABATESCIANNI, ABATERUSSO, ABATICOLA, LABÀ, ABOTE, ABADDE, ABADE.

No Piemonte, pode ainda ser um metonímico derivado do vocábulo medieval bote que significa lutar, no sentido de uma pessoa guerreira, de personalidade irascível ou marcante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...