domingo, 10 de janeiro de 2021

Festa do Divino Espírito Santo em Porto Alegre em 1894



"Festas do Divino

As bandeiras do Divino Espírito Santo foram hoje á cadêa civil, acompanhadas da respectiva irmandade e da banda de musica do 1o. batalhão da guarda nacional.

Em uma das dependencias do edificio celebrou-se missa, após a qual foram distribuidos symbolos religiosos e esmolas pelos sentenciados, sendo varios d'estes postos em liberdade, pelo pagamento de multas de que os desobrigou o Divino.

- Ás 11 horas da manhã houve distribuição de generos alimenticios aos pobres que compareceram ao templo do Espírito Santo.

- Começam, hoje á noite, as tradicionaes festas externas.

A praça General Deodoro será profusamente illuminada a luz electrica.

Bandas de muscia tocarão nos coretos ali armados, e em um tablado haverá a antiga dança das jardineiras.

- No citado templo celebra-se missa amanhã, ás 8 horas, procedendo-se em seguida ao sorteio dos novos festeiros e alferes da bandeira.

Ás 10 horas, na Cathedral, começará a missa pontifical, com sermão pelo conego dr. José Gonçalves Vianna.

A capella, que se conservará aberta durante o dia, fechar-se-á ás 7 horas da noite.

Os festejos externos constam de leilão de offertas, musicas nos coretes, illuminação á luz electrica e fogos de artificio na praça General Deodoro.

- Em a noite de segunda-feira continuarão as diversões populares, substituindo-se o fogo de artificio por dança de jardineiras, que começará ás 9 horas."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 12 de Maio de 1894, pág. 01, col. 05

Florindo Joaquim da Silva



"Sobre o fallecimento do conhecido actor Florindo, encontrámos as seguintes linhas em um diario fluminense:

'Após longos soffrimentos falleceu ante-hontem, com 78 annos de idade, o muito lembrado actor Florindo Joaquim da Silva, que, nos tempos de João Caetano e Ludovina, no S. Pedro e no S. Januario, adquiriu immensa popularidade e justa estima pelo seu real merecimento.

O velho Florindo estreou a 19 de março de 1837 no drama em 1 acto Santo Antonio livrando o pai da forca, fazendo o papel de Eugenio; representou entre outras peças celebres, a tragedia Oscar, filho de Ossian fazendo o papel de Dermidio, e João Caetano o de Oscar; os dramas Catharina Howard, fazendo o papel de Henrique VIII; Pedro Sem e Os sete infantes de Lara, fazendo o de Mudarra, etc.

Com 69 annos de idade fez elle um beneficio, com O homem da mascara negra, com desembaraço e brilhantismo admiraveis na sua idade.

Prohibido pelos medicos de continuar a vida theatral, empregou-se na camara municipal em 1868 como apontador; depois passou a ser vigilante da bibliotheca, em 1874; foi promovido a 25 de março do anno passado a 2o. official da mesma bibliotheca, por suas habilitações e pela muita estima de que gosava.

Em 7 de dezembro de 1890 perdeu elle um filho com 22 annos de idade, recrudescendo d'ahi os seus sofrimentos moraes, e aggravando-se a molestia consideravelmente.

Depois do fallecimento de sua esposa, a 21 de agosto do anno passado, ficou o estimado artista, por assim dizer, moralmente morto.

Durante o tempo em que esteve no Rio Grande, Campos e outros lugares recebeu muitas corôas de louro, sempre considerado, como aqui, um artista distinguido nos papeis de largo sopro dramatico.

Morreu pobre, cercado de sua irmã, filhos, netos e sobrinhos, e assim desappareceu o velho Florindo, um dos ultimos representantes da gloriosa e inolvidavel phase do nosso theatro.

O obito verificou-se na casa n.11 da rua de S. João, estação do Rocha, residencia de sua unica irmã d. Joaquina Thereza de Jesus, para onde fôra o tradicional artista sabbado ultimo a passar alguns dias.

Na manhã de domingo foi encontrado sem sentidos, no leito; o medico chamado considerou-o desde logo perdido, e de facto Florindo só viveu até terça-feira ás 9 1/2 da noite."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 28 de Janeiro de 1893, pág. 01, col. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...