quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

O caso do doido belga

 



Qual é o doido?

Ahi vae uma historia de doudos que nos chegou agora da Belgica:

Em um dos dias do mez passado o burgo-mestre de Cincy encarregou a um guarda rural e a um padeiro da villa, de conduzir um alienado chamado Legrand ao asylo de Dave. A caminho para o asylo, verificou o guarda rural que naquelle dia Legrand estava em perfeita lucidez e que os medicos do estabelecimento hospitalar não o receberiam nesse estado. De combinação com o padeiro lembrou-se de embebedar o doudo.

Em todas as tavernas da estrada entraram os tres e beberam a valer e tanto que chegados a Dave, doudo e escolta não sabiam a quantas andavam. Por isso, o director do asylo não pôde distinguir qual o doente. Lembrou-se de telephonar para Cincy, perguntando:

- Qual dos tres é o doudo?

- Legrand (o grande), respondeu laconicamente o burgo-mestre.

O doutor mediu os tres homens e mandou agarrar o guarda rural, que era exactamente o mais alto da patrulha.

A imminencia do constrangimento espancou nelle as fumaças do vinho e fel-o protestar com energia, mas embora gritasse e estremunhasse como um demonio em pia de agua benta, não escapou da ducha compensadora.

Legrand e o padeiro regressaram como bons companheiros para Cincy onde o doudo teve o espirito de procurar a mulher do guarda rural e dizer-lhe:

- Não sabia que o seu marido era doudo. Coitado!... Acabo de deixal-o no hospicio de Dave.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 20 de Março de 1907, pág. 02, col. 05

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...