quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Histórico do Município de Cotiporã/RS


"Por volta de 1885, as primeiras famílias de imigrantes italianos heroicamente penetraram em matas virgens outrora habitadas por índios Caigangues e foram se estabelecendo nas colônias da Primeira Linha, atualmente Linha Frei Caneca.

Logo a seguir, outros pioneiros da colonização foram tomando posse das colônias nas demais Linhas.

Na Segunda Linha a Independência iniciou-se um pequeno núcleo ao qual deram o nome de 'Monte Vêneto', em homenagem a região do Vêneto, Itália, de onde eram procedentes.

Em 1889, era doado o terreno para construção da então capela de Nossa Senhora da Saúde, a santa padroeira de Cotiporã.

Monte Vêneto pertencia a Alfredo Chaves, hoje Veranópolis que por sua vez era distrito de Lagoa Vermelha.

Em dezembro de 1892, foi criada a Freguesia de Monte Vêneto e em 1893 foi criado o Curato de Nossa Senhora da Saúde. O primeiro padre foi Fortunato Odorizzi, que veio a falecer em 1898.

Em 18 de outubro de 1899 foi criado o terceiro distrito de Alfredo Chaves, Monte Vêneto.

A formação inicial do nosso povo, deveu-se aos imigrantes italianos na sua maioria, mas também recebeu importante contribuição de 30 famílias polonesas, algumas alemãs e do elemento negro.

Em 1907 o Padre Eugênio Medchesqui fundou a primeira cooperativa de laticínios do Brasil, a 'Trabalho e Progresso' e em 1912 foi organizada a famosa fábrica de produtos suínos, 'A Sul Americana', sendo conhecida como o Pai dos Frigoríficos do Brasil, iniciando-se com isso a industrialização do povoado.

O Decreto no. 7.199 de 31 de março de 1938, eleva a categoria de Vila o povoado de Monte Vêneto e o Decreto no. 7.342 de 30 de junho de 1939 adota o nome de Cotiporã para a Vila de Monte Vêneto.

Pela Lei Estadual no. 7.652 de 12 de maio de 1982, Cotiporã vitoriosamente conseguiu sua emancipação política que originou nosso progresso e desenvolvimento.

O nome de Cotiporã originou-se de coti, que significa canto, lado, aposento, e porã, bonito. Seu significado portanto é Lugar Bonito, região bonita ou moradia bonita, justificado plenamente pelas suas belezas naturais."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 30 de Novembro de 1998, pág. 06


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...