quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Japoneses na cidade de Pelotas

 



Pelotas teve uma pequena, mas expressiva colônia japonesa que se constituiu na cidade a partir do final da década de 1930, vindo dedicar-se à agricultura e ao comércio. Eram procedentes da fracassada tentativa da criação de uma colônia nipônica em Porto Santo Antônio, às margens do rio Uruguai, entre 1935 e 1936. Muitos desses colonos foram para Porto Alegre, outros para Santa Catarina e alguns para o sul do estado, especificamente Pelotas e Rio Grande. Alguns japoneses pelotenses também eram procedentes da colônia japonesa de Santa Maria e foram se estabelecendo mais tarde na cidade, no decorrer das décadas de 1940 a 1960.

            Atualmente, a colônia japonesa e os simpatizantes da cultura nipônica em Pelotas reúnem-se na sede campestre da Associação de Cultura Nipo-Brasileira de Pelotas, situada à avenida Ildefonso Simões Lopes 3750.

 

Fontes:

ALAGIA JÚNIOR, Humberto Gomes & CRAVO, Ana Carla. Imigração japonesa no Rio Grande do Sul: resgate da memória Nikkei no centro do estado. In: Anais do IV Simp: memória, patrimônio e tradição. Porto Alegre/RS, UFRGS, Instituto de Letras, 2009.

KÄFER, Natacha Klein; LIMA, Anita Estephane Vargas de; SOARES, André Luis Ramos. Memorial de Imigração e Cultura Japonesa do Rio Grande do Sul: tecnologia social a serviço do conhecimento histórico.  Santa Maria/RS, Núcleo de Estudos de Patrimônio e Memória da UFSM; Porto Alegre/RS, Núcleo de Estudos Japoneses da UFRGS; artigo, 2009.

O SUL (REDAÇÃO). 7º. Festival do Japão RS comemora os 110 anos da Imigração Japonesa. Evento faz parte do calendário oficial de comemorações no Brasil. O Sul, 08 de agosto de 2018. Disponível em: https://www.osul.com.br/7o-festival-do-japao-rs-comemora-os-110-anos-da-imigracao-japonesa-evento-faz-parte-do-calendario-oficial-de-comemoracoes-no-brasil/ Acesso em: 14 de julho de 2021.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...