quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Sobrenome Sorolla


"Conforme os estudos do filólogo Francesc de Borja Moll, Sorolla provém do substantivo valenciano sorolla, forma dialectal do moçárabe atzerola, que por sua vez é uma derivação do árabe sârora, que é o nome da planta da espécie Crataegus azarolus.

Em Aragão, se encontra a forma 'azarolla', que também aparece como sobrenome.

Historicamente, os primeiros registros deste sobrenome aparecem no antigo Reino de Valência no século XIII. Na localidade de Gandía, verifica-se um solar com este sobrenome no ano de 1373."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Valiente


"Antigo sobrenome de origem castelhana que teve um primitivo solar na localidade de Santa Marina de Valdesolas, na província de León, da qual descende o cavaleiro fidalgo Sebastián Valiente, que provou seu privilégio de fidalguia perante a Real Chancelaria de Valladolid, em 1554. Outra casa solar também importante e antiga existiu em Almarza de Cameros, na província de La Rioja, da qual descendem os cavaleiros fidalgos José, Juan-Francisco, Matías, Pedro, Ramón e Vicente Valiente - todos fidalgos. Um terceiro ramal da família assentou-se na vila de Montenegro de Cameros, na província de Soria, da qual foram fidalgos os cavaleiros Diego e Matías Valiente. Mais dois solares podem ser contados nas províncias de Cuenca e Ciudad Real, sendo que, deste última, alguns ramais se espalharam pelo antigo Reino de Valência.

Na Galícia, um importante solar da família foi construído em Mondoñedo, na província de Lugo, no século XVI.

Muitos Valiente foram alcaides, cavaleiros fidalgos, militares, regedores e juristas na história da Espanha, bem como membros de ordens militares, como na Ordem de Alcântara e na Ordem de Calatrava.

Etimologicamente, Valiente pode ser um metanímico, no sentido de realçar a audácia ou coragem de alguém, bem como pode ser um patronímico dos nomes hispano-latinos Valentis ou Valiente."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Tejero


"Tejero é um antigo sobrenome com origem em Aragão, com casas solares primitivas e principais em Zaragoza e Huesca. Os ramais derivados se espalharam por ambas as Castelas, Andaluzia e Extremadura.

Sabe-se que os solares mais antigamente documentados são os localizados na província de Zaragoza, sendo um importante na vila de Cariñena, e outro de igual destaque na vila de Alcalá de Moncayo.

Mais tarde, outro solar importante houve em San Pedro de Arbúes, na província de Huesca (século XVIII). Um ramal deste solar se estendeu à La Coruña.

Etimologicamente, tejero significa 'aquele que fabrica ou vende telhas e ladrilhos'.

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Tous


"De acordo com o cronista Gaspar Escolano, um ramal da família Zapata se radicou, entre 1351 e 1353, na vila de Tous, no antigo Reino de Valência. A partir deste momento, este família fidalga tomou para si o topônimo como sobrenome. Todavia, outros estudiosos afirmam que, embora possa se considerar esta linhagem valenciana como verdadeira, a mesma não seria a mais antiga, visto que ainda no século XIII documentam-se cavaleiros e infantes na Catalunha e na própria Valência com esta alcunha.

Durante o reinado de Jaime I de Aragão (1213-1276), se recolhe a existência da figura de Bernardo Tous, fidalgo que esteve presente na conquista de Valência. De acordo com as fontes, Bernardo Tous era procedente das proximidades do rio Coll de Fenetrellas, nos Pirineus Franceses.

Existe ainda outras duas localidades com o nome Tous na Espanha, uma na província de Barcelona, outra também em Valência.

Etimologicamente, tous é o nome dialetal do leste da Península Ibérica para uma planta conhecida como cardo escocês (Onopordum acanthium)."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Sobrenome Sos


"Sos é um antigo sobrenome toponímico aragonês vinculado à povoação de Sos (mais tarde denominada Sos del Rey Católico), localizada na província de Zaragoza. Entretanto, existe uma outra localidade de nome idêntico no município de Sessué (Alta Ribagorça), no distrito judicial de Boltaña, no vale de Benasque, na província de Huesca. Por último, vale lembrar que existe uma comuna na Aquitânia (França) de igual nome.

Os principais solares da família estiveram localizados em Benasque, Castellón de Benasque, e com ramais na Catalunha e no antigo Reino de Valência.

Não há uma explicação conclusiva sobre o significado do nome, sendo que a maioria dos estudiosos atribui ao termo uma origem pré-romana.

Os Sos alcançaram historicamente na Espanha importantes postos de comando na Infantaria e Cavalaria reais."

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...