sábado, 6 de abril de 2019

Dois casos de bandoleirismo em 1858


"Uma folha de Jaguarão diz o seguinte a respeito do departamento do Serro Largo, no Estado-Oriental:

<<Por pessoa hontem chegada da villa de Mello, tivemos conhecimento de haver o chefe politico coronel Oliveira assumido o commando do departamento e um de seus primeiros actos foi capturar o celebre assassino Nico Coronel, e fazel-o recolher á cadêa, mandando-lhe deitar por cautella um par de machos aos pés.

<<Na madrugada de 24 foi assaltada a prisão por 20 e tantos bandidos ao mando do celerado José Nobre, havendo sido no conflicto mortos a sentinella e mais 4 soldados da guarda da referida cadêa e ficando mais 5 feridos.

<<Apossados, que foram os assassinos da cadêa franquearam a soltura a Nico e mais 15 presos; e depois de que dirigiram-se a casa do chefe politico e contra elle disparam-lhe alguns tiros, conseguindo evadir-se o referido coronel pelo quintal da casa onde habitava.

<<Até a occasião de sahir daquella villa a pessoa, que nos deu sciencia deste acontecimento, se ignorava o destino que havia tomado o coronel Oliveira.

<<Os bandidos hoje reunidos em numero de 30 a 40 consta se haverem retirado para as pontas do Arroio Mello. Em seu transito acommetteram a casa de um brazileiro Pinto, que com antecedência conseguio escapar-se com sua familia aos golpes homicidas dos assassinos.

<<O susto e o receio tem sido levado em summo gráo ao seio das familias e dos pacificos habitantes daquelle departamento.

<<Este estado de cousas não póde continuar. O desespero e a raiva se tem apoderado em tão alto gráo do animo dos brazileiros alli residentes, que cremos ver em breve tomarem as armas para repellir com justos motivos as agressões dessa horda de bandidos!...>>

Uma outra de Pelotas dá o seguinte:

<<Acaba de ter lugar a captura do famigerado Joaquim Machado de Lima, conhecido por Quinca Machado, criminoso sentenciado e evadido da cadêa desta cidade ha oito ou dez annos, em cujo periodo se tem conservado nas matas da Serra, trazendo os moradores do 2o. districto em continuos sustos, pelas suas carreiras de atrocidades.

<<A justiça e a sociedade deve este heroico feito á actividade e bons desejos do inspector do 7o. quarteirão João Pereira da Silva, o qual além das requisições que tinha do digno sr. delegado Alexandre Vieira da Cunha, e subdelegado do 2o. districto o sr. Domingos Mascarenhas tambem por si nutria empenho por alliviar a sociedade daquelle cancro.>>"

Fonte: A PATRIA (Niterói, RJ), 17 de Setembro de 1858, pág. 01, col. 01-02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...