quinta-feira, 20 de junho de 2019

Histórico do Município de Timbé do Sul/SC


"A colonização da região de Timbé do Sul começa com os gaúchos Pedro Luiz Gonzaga e Schneider, que receberam do Governo Imperial uma sesmaria compreendendo a maioria das terras. Venderam-se as terras por volta de 1917 a colonos, na sua maioria italianos, considerados fundadores. Foram: José Marchesini, Pio Damiani, os irmãos Luiz Ernesto e Angelo Zanelatto, João e Mansueto Pelozatto, João Tramontin, Ãngelo Dal Pont, Francisco Búrgio, José Sávio e outros.

Em 1919 foi iniciada a abertura da estrada Araranguá-Rocinha, incrementando o crescimento da região. Em 1920 o Sr. Carlos Savi instalou a primeira casa comercial e a primeira serraria. Em 1927 foi construída a primeira escola e a primeira igreja. No ano de 1943 Timbé do Sul passou a distrito de Araranguá. Com a criação de Turvo passou a este município. Mas em 11 de maio de 1967, Timbé do Sul teve suas terras desmembradas de Turvo alcançando status de município. O primeiro prefeito foi o timbense Sr. Elviro Savi.

A economia está aberta para o turismo - o município de Timbé do Sul tem como característica de sua estrutura econômica, assim como a maioria dos municípios do Vale do Araranguá, o setor primário, o mais importante da economia com o predomínio de minifúndios - propriedades de até 50 ha. Em Timbé do Sul destacam-se também como de alta representatividade, as florestas naturais, que se localizam na Serra Geral, e que não representam possibilidade de expansão da fronteira agrícola, nem da exploração de madeira, mais sim, de desenvolvimento das atividades turísticas. O município possui um dos mais belos visuais físico-naturais, localizados nos Aparados da Serra Geral. Entre os pontos turísticos explorados, que contam com infra-estrutra, destacam-se o Poço do Caixão e Quedas do Rio Salto. A Serra da Rocinha, a Queda do Rio Molha Coco, a Queda do Rio Rocinha, Morros de Areia Branca, são outros pontos de atração para a exploração do turismo rural e/ou implantação de camping's em Timbé.

A economia do município é baseada em sua maioria na agricultura com produção de fumo, arroz, criação avícola e suínos."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 26 de Abril de 1999, pág. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...