domingo, 14 de junho de 2020

Sobrenome Queiroga


"QUEIROGA ou QUIROGA - Sobrenome português de origem espanhola, mais precisamente da região da Galícia. Significa 'urze pequena' ou 'chamiço'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 17 de Dezembro de 1993, pág. 14

Sobrenome Jataí


"JATAÍ - Sobrenome brasileiro. É uma palavra tupi para uma árvore de fruto duro. Nomeia também uma espécie de abelha que normalmente nela faz sua colmeia. Existe a forma arcaica JATAHY."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 22 de Maio de 1993, pág. 03

Sobrenome Batalha


"BATALHA - Sobrenome de origem militar. Pode ser também topônimo. Neste caso, está associado à Batalha de Aljubarrota, vencida pelos portugueses contra Castela, em 1385. Etimologicamente, apresenta diversos significados e usos: combate, luta; esforço empregado para superar grandes dificuldades, etc.

Batalha é nome de uma árvore grande, da família das Lauriáceas, ocorre em São Paulo, Paraná, Mato Grosso, etc. É vila e sede de concelho em Portugal, no distrito de Leiria, na província de Beira Litoral. Tem sua origem no célebre mosteiro de Santa Maria da Vitória, mandado erguer por Dom João I. Batalha é vila no Espírito Santo; município em Alagoas, serra na Bahia e em São Paulo; rio, ainda, em São Paulo.

Sebastião Francisco Severo Leão Drago Valente de Brito Pinheiro Guarda da Ponte Correia Grim Cabreira foi o primeiro Barão da Senhora da Vitória da Batalha, militar português (1809-1868)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 19 de Agosto de 1990, pág. 03

Ottilia Sehl


"Registro mortuario

Falleceu, e sepultou-se ante-hontem, a joven Ottilia Sehl, alumna do 1o. anno da Escola Normal.

É facil comprehender a dôr que dilacera o coração da familia Scheneider, de que era a infeliz joven o idolo, e que ainda chora a morte do joven Ricardo E. Scheneider, occorrida ha dois mezes.

Seu saimento foi extraordinariamente concorrido, sendo o cadaver conduzido de casa ao cemiterio, pelas alumnas da Escola Normal, sendo collocada sôbre o caixão grande quantidade de corôas, das quaes sobresaia uma, offerecida pelo seu noivo.

A Federação apresenta pezames á desolada familia."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Setembro de 1891, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...