Nomes Étnicos

Atualizado em 28 de Janeiro de 2022.

15 comentários:

Daniel Xavier disse...

Olá, professor. Encontrei recentemente seu blog e estou maravilhado pelo trabalho excepcional! Obrigado pelo conteúdo de muitíssima qualidade.

Joaquim Dias disse...

Muita gratidão!

Unknown disse...

Gostaria de saber sobrenome leitzke

Unknown disse...

Gostaria de saber sobrenome leitzke

Joaquim Dias disse...

LEITZKE - achei três possíveis explicações para ele. Primeiro, a partícula -ke no final já indica que ele é da área pomerana. Segundo, Leitzke quer dizer "filho de Letz" ou "filho de Leitz". Letz ou Leitz é um nome curto que existiu na área do baixo-alemão até aproximadamente o século XVIII, depois caiu em desuso, que por sua vez, é derivado de um nome medieval mais antigo ainda que é "Letzius" ou "Lezius", que também por sua vez é uma derivação do nome latino Alexius (Alexio ou Alex em português). Isso encontrei vasculhando o Ahnenforschung.

Porém, tem uma outra explicação sustentada pelos genealogistas Hans Bahlow e Christian Brechenmacher que, digamos assim, é mais crua: Leizke seria relacionado ao termo do alto alemão medieval "letze" que quer dizer "pateta, tolo".

A terceira explicação sustenta (sem entrar em desacordo com as duas outras, apenas colocando como outra possibilidade) que Leitzke pode se referir a alguém que nasceu na aldeia de Leitzkau, município de Gommern, distrito de Jerichower, Saxônia-Anhalt, Alemanha.

Grato pela visita ao blog!

Urciana disse...

Olá! Adorei seu conteúdo vi que tem Schwarz na pesquisa meu descendente trisavô Mathäus Schwarz morreu na Rússia . sua esposa veio pro Brasil com 8 filhos pelas histórias familiares eles sofreram perseguição pela religião .
Grata !

Joaquim Dias disse...

Boa tarde e agradeço a visita ao blog! Estou à disposição para ajudar.

urciana disse...

Oiiee!como posso prosseguir com Schwarz meu trisavô faleceu na Rússia.Preciso saber de seus pais .

Joaquim Dias disse...

Sendo muito sincero: verificar nos registros da própria Rússia, especificamente da aldeia, comuna, distrito ou município que teu trisavô era procedente. Eu poderia te indicar uma pesquisa via internet, com contato direto as autoridades de lá, mas não tenho muito informação sobre como a Rússia dispõe esses registros.
Varia conforme o país. Há países europeus que são mais acessíveis a este tipo de pesquisa genealógica, com atendimento virtual nos lugares e até envio de documentos via pdf ou microfilmados, como é o caso da Alemanha e Irlanda. Outros são mais complicados, nem eles sabem mesmo. Itália é um desses em que ter que ir ao local, principalmente quando são pequenas cidades ou aldeias (eles quase não tem nada na web para consulta, a não ser algumas grandes cidades). Espanha, Portugal, França já é mais ou menos. Inglaterra é bom. Mas Rússia nunca me consultaram, você até é a primeira pessoa.

Você tem o local de origem de seu trisavô ou ao menos o porto e uma data aproximada que ele saiu da Rússia?

Estou à disposição.

urciana disse...

Muito obrigada! Sim tenho alguma coisa sim chegaram dia: 09/10/1908 Vapor Erlangern De Bremen ,pela história sairam do Distrito de Dembowo,municipio de erepol estado de Wollymem ,na Rússia. Maqs difícil encontrar de trisavô Mathäus Schwarz que faleceu lá em 1907, Grata se puder me ajudar .

Urciana disse...

Olá! Professor, Grata tenho essas informações do professor e escritor Harry Wiese de Santa Catarina.
Emigraram:Minha trisavó: Justine Kinas Schwarz viúva de Mathäus Schwarz com 8 filhos
meu bisavô Heinrich Krueger e Albertina Schwarz Krueger com meu avô Albert Krueger com 4 meses.
E Andreas Kinas irmão de Justine kinas Schwarz.
Imigraram No Porto de Rio de Janeiro
Vapor: Erlangen 09/10/1908 Procidência Bremen.
Erram considerados russos alemães, imigraram por volta de 1800 Da Alemanha para a Rússia receberam terras pra cultivarem pelo regime czarista, e pelo motivo de não poderem praticar os costumes como a língua alemã e religião ,vieram pro Brasil.
Moravam no municipio de Merepal Estado de Wolhynien na Rússia.
Obs: informações tiradas de uma entrevista de Andreas kinas ao jornal de Blumenau irmão de Justine Kinas Schwarz minha trisavó
procuro informações de meu trisavô Mathäus Schwarz o porque a morte dele uns messes antes da partida .e da parte de Eduart Krueger Carolina Krueger,pois faltm folhas do registro de desembarque . Grata pela atenção.

Urciana disse...

Olá! Tenho Chegada Porto de Rio de janeiro vapor: ERLANGEN 09/10/1908 Procidência Bremen .
Justine Kinas Schwarz 47 anos viúva de Mathäus Schwarz faleceu antes da vinda, Justine chegou com 8 filhos e seu irmão
Andreas kinas e famílias mais
Heinrich Kruege e Albertina Schwarz Krueger e meu avô 4meses Abert Krueger.
pais de Heinrich Eduart e Carolina nascidos na Polônia tbm não achei nada deles pois falta folhas nos registros do navio .
Por volta de 1800 chegaram na Rússia ,moravam no distrito de Dembowa municipio de Merepal Estado de Wolhynien na Rússia.
mandei pra seu imail mas parece que não recebe nada.
Grata!

Joaquim Dias disse...

Boa tarde, Urciana! Li com atenção os dados que você me passou e posso dizer que são muito preciosos.

O que caminho que posso te indicar é o seguinte:

1. Elencar na internet sites, institutos de genealogia, portais, etc., que possam ter dados aproximados da época do seu trisavô, principalmente digitalizações e microfilmes. Adianto, que é um trabalho árduo mesmo, mas pode encontrar alguma pista. Talvez seja necessário compreender dados em alemão, polonês ou russo (essa língua certamente estará em alfabeto cirílico).

2. Eu aconselho então a verificar no estado de Wolhynien (ou naquela região que corresponde a essa antiga área), sites que possam ajudar. Em sinceramente desconheço sobre os sites da Rússia, até mesmo por causa do alfabeto. Sei que sites da Alemanha e da Polônia encontra-se alguma coisa, mas não posso dizer que seja o caso da Rússia.

3. Da minha experiência, o que posso te aconselhar é que use e abuse do "Google Tradutor" para a pesquisa. E tenha paciência, sobretudo. Tem o Google Books também, que vez ou outra traz obras em diversas línguas que trazem dados de antigos domínios, feudos, aldeias, cidades, regiões, etc. Tem também o site da "World Digital Library" que tem publicações de quase todas as principais bibliotecas digitais do mundo.

4. Em suma, se buscas sobre seu trisavô, acredito que o ponto de partido é verificar o que existe sobre a região que citas.

Estou à disposição.

Obs.: realmente não chegou nenhum e-mail seu.

Grato pela visita ao blog!

Antonio Chorao disse...

Ola prof. podia dizer alguma coisa sobrenome Chorao.
Obrigado

Joaquim Dias disse...

https://professorjoaquimdias.blogspot.com/2022/10/sobrenome-chorao.html

Grato pela visita ao blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...