sábado, 27 de julho de 2019

Deleta o Paraguai!


Curiosa nota de um periódico fluminense do século XIX em que aparece o verbo "deletar" como sinônimo de apagar, exprimir, destruir. Transcrevemos aqui por sua importância e curiosidade histórica.

"Rio, 20 de Março de 1870.

Ficae certos de que a guerra se acha felizmente concluida.

Brasileiros! Hosanna! Hosanna ao Deos dos exercitos! um amplexo patriotico aos bravos inexcediveis, que vingaram a honra do nosso paiz, vilmente offendida pelo mais negregado dos tyrannos!

Um brado unisono de gratidão ao nosso Imperador, cuja tenecidade, perseverança, e robusta fé na sanctidade da causa, que defendia, realisou o symbolo do Varão forte, que impavido veria despedaçar-se o mundo, sem demover-se do seu firme proposito!...

Exultae do mais vivo prazer! levantae os arcos triumphaes, por onde terão de passar essas valentes legiões, que honrariam as mais poderosas nações do globo!

Entretecei a coroa de immarcessivel louro, que deve ser collocada na fronte do inclyto general em chefe, do joven Principe, do digno consorte da nossa excelsa Princeza!

Uma palma virente de triumpho ao estrenuo brigadeiro Camara, ao bravo dos bravos, que da munificencia do Monarcha brasileiro recebeu incontinenti, ao chegar a nova da conclusão dessa guerra de exterminio, o honroso titulo de Visconde de Pelotas!

Brasileiros! nós, que fomos os primeiros a bradar: 'Delenda Paraguay'; entre a mais doce commoção de enthusiasmo, temos agora a satisfação de vos annunciar 'Deleta Paraguay!' [o grifo é nosso]

Mas não são nossas palavras por certo as que vos hão calar no intimo do peito; uma vez incomparavelmente mais auctorisada é que vos deve levantar da dolorosa prostação, que vos opprimia; é a voz do Imperador, que voz assegura:

'FICAE CERTOS DE QUE A GUERRA SE ACHA FELIZMENTE CONCLUIDA!"

Fonte: SEMANA ILUSTRADA (Rio de Janeiro/RJ), edição 484, 1870, pág. 3866


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...