quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A cidade de uma avenida só

O visitante ocasional de Capão do Leão tende a comentar que o município é de uma "avenida só" e que  no entorno dessa avenida a população se concentra e a cidade está estabelecida. A dita "única" avenida é a Avenida Narciso Silva. Uma coisa é fato real: os principais órgãos públicos e serviços estão localizados ao longo da avenida Narciso Silva. Temos a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, as secretarias municipais, os Correios, a Brigada Militar, a Polícia Civil, o INSS, os bancos, etc.  Todavia, é necessário esclarecer que o Capão do Leão não é somente a avenida Narciso Silva (a dita "principal") e adjacências, é hoje bem mais que isso. Senão, não ostentaria uma população de aproximadamente 27 mil habitantes.

Um detalhe importante a ponderar é o seguinte: Capão do Leão cresceu muito nos últimos trinta anos. Muito mesmo em termos percentuais quanto à sua população. Por outro lado, cresceu desordenadamente com grandes espaços ainda desocupados, apresentando novas vilas e loteamentos distantes das zonas consideradas centrais. Como pequenas ilhas, esses novos espaços de habitação não são facilmente percebidos nem pelos próprios moradores. Outro dado importante a considerar é a presença do bairro Jardim América e o complexo de pequenos loteamentos e zonas habitadas que se desenvolveu ao redor dele. Não é pouco, pois todo esse espaço comporta aproximadamente 15 mil habitantes. Outro fronteira habitacional que numericamente cresce do "dia para a noite" em Capão do Leão são as faixas residenciais às margens da rodovia BR-293 - Parque Fragata, Vila Gabriela Gastal, Parque da Hidráulica (Vila do Toco). A transformação habitacional destas áreas nos últimos quinze anos foi extraordinária. Caro leitor, eu me lembro de ter percorrido as ruas do Parque Fragata em 1999, por exemplo. Naquela época, havia tanto campo vazio entre uma casa e outra que, dizer que iria "logo ali", era no mínimo caminhar uns 600 metros. Hoje, no Parque Fragata, as novas residências se aglomeram e formam um verdadeiro cenário de bairro com comércio e serviços. Futuramente, não se pode duvidar, que toda essa região à margem da BR-293 constitua a zona mais povoada de todo o município.

O que pretendo concluir é óbvio: Capão do Leão não é somente a "cidade de uma avenida só". O curioso é que a dita avenida principal está no extremo oeste da própria cidade - talvez isso explique essa observação inicial de muitos visitantes. Porém, basta ingressar região do Teodósio e Casabon adentro e se percebe que nem a própria sede é tão pequena assim. Quem afirma isso é um próprio motorista de caminhão dessas lojas de móveis. O sujeito ficou uma tarde inteira, indo de um lado para outro, nas diversas ruazinhas do Casabon e Teodósio, tentando achar um endereço que ele considerava muito fácil. O que não era verdade. 

Os exemplos que eu citei são muito gerais. Poderia citar também a ocupação das zonas da avenida Eliseu Maciel, bem como o não desprezível desenvolvimento urbano do Loteamento Zona Sul e Armazém Brasil. 

Para finalizar, um dado ilustrativo do crescimento populacional em Capão do Leão: 1a. eleição municipal em 1982 - cerca de 4900 eleitores; última eleição municipal em 2012 - quase 16000 eleitores. Em 30 anos, um crescimento de mais de 200%!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...