sábado, 23 de janeiro de 2021

Sobrenomes Holandeses - Parte 10

 



181. Achen, Achenne - sobrenome toponímico relacionado à aldeia de Achêne, no município de Ciney, província de Namur, Bélgica.

182. Acher, Aché, Ache - sobrenome patronímico do nome germânico Agihard (significado "espada afiada ou forte").

183. Achille, Achile - sobrenome patronímico do nome Achilles (Aquiles em português).

184. Achkroune - espécie de placa de aviso legal na província de Limburgo.

185. Achslogh - ânus. É um termo usado como palavrão, podendo ter o sentido de idiota, imbecil ou inútil. Porém, pode também ter sido adotado em sentido inverso: como alguém que é tão notável em algo que é injuriado por causa disso.

186. Acht, Van Acht, Van Agt, Van Achte - sobrenome toponímico relacionado a dois locais na Europa: Acht - uma cidade no estado alemão da Renânia-Palatinado; Acht - uma aldeia e paróquia no distrito de Woensel, cidade de Eindhoven, Brabante do Norte, Holanda.

187. Achte, Van Achte, Van Echten, Van Agten - sobrenome toponímico relacionado à aldeia de Achtene, já extinta, e que hoje compõe a aldeia de Oostakker, na cidade de Ghent, Flandres Oriental, Bélgica.

188. Achterberg, Achterbergh, Van Achterberg, Van Achterbergh, Van Achterburgh - sobrenome toponímico relacionado aos seguintes locais com a denominação Achterberg: uma aldeia no município de Rhenen, na província de Utrecht, Holanda; uma encosta na região das Ardenas Flamengas, perto da cidade belga de Oudenaarde; um distrito da cidade de Bad Bentheim. no distrito administrativo de Bentheim, Baixa Saxônia, Alemanha; um distrito da cidade de Kempen, distrito administrativo de Viersen, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha; uma antiga propriedade em Osterheide, no distrito administrativo de Heidekreis, Baixa Saxônia, Alemanha.

189. Achterdenbosch - sobrenome toponímico relacionado a uma localidade extinta da aldeia de Vollezele, no município de Galmaarden, província do Brabante Flamengo, Bélgica.

190. Achtergaal, Achtergaele, Actergal - rouxinol (Luscinia megarhynchos). Metaforicamente: pessoa de voz doce, maviosa.

191. Acke, Ackx, Acx - sobrenome variante de Hacke. Significa machado. Designa o ofício de lenhador.

192. Ackeleyen, Van Ackeleyen, Van Ackeleijen, Van Acoleyen, Van Acoleyn, Van Acoleijen, Accolay, Acolijen, Acolyen, Van Accoleyen, Van Accoleyn, Accolyen, Van Akoleyen, Akoleijen, Van Aroleyen, Van Akelijen, Van Akelije, Akelye, Akelijen, Akeleyen, Arcolie, Arcoly, Arcoulin, Haeckeleue, Haekelaeye, Hakelye, Hercolier, Hercoliers, Ockeley, Ockeleij, Okeley, Occolay - topônimo encontrado em diversos locais da Europa Ocidental e Central. Significa colombina ou aquiléia (gênero Aquilegia). Local de cultivo de aquilégias. Diversas espécies do gênero tem uso extenso em perfumaria.

193. Ackema - sobrenome patronímico do nome frísio Akke.

194. Acker, Van Acker, Ackers, Akkers, Akre, Acqaire, Van Ackere, Van Akker, Van den Akker, Van den Acker, Van den Ack, Van den Aker, Van Ackre, Vanackére - aquele que é do campo, do meio rural. Agricultor, camponês, agrícola. Aquele que vive no campo.

195. Ackerbroek, Van Ackerbroek, Van den Ackerbroek - sobrenome toponímico relacionado à denominação Achterbroek, que corresponde a três localidades na Europa: uma vila no município de Kalmthout, província de Antuérpia, Bélgica; um vilarejo no município de Someren, Brabante do Norte, Holanda; um vilarejo no município de Bergambacht, Holanda do Sul, Holanda.

196. Ackerman, Ackermans, Achermann, Akkermans, Akkermann, Ackkermans, Akerman, Acreman, Acmann - agricultor, lavrador.

197. Ackermeier - mestre-agricultor. Dentro do direito feudal, o agricultor responsável pela supervisão de um grupo de agricultores menores.

198. Ackerstaff - sobrenome toponímico relacionado à aldeia extinta homônima, que existiu outrora próximo a Bentheim, Baixa Saxônia, Alemanha.

199. Ackerveken, Van den Ackerveken, Van den Akkerveken - sobrenome toponímico relacionado a Akkerveken, localidade extinta no século XIX, que hoje faz parte da área da aldeia de Gooreind, município de Wuustwezel, província de Antuérpia, Bélgica.

200. Acolty - trapalhão.

Pedro Gonçalves Perdigão



"Capitão de fragata Perdigão

Como sabiamos por telegramma, falleceu, no Rio Grande, o capitão de fragata Pedro Gonçalves Perdigão, que exercia o cargo de capitão dos portos do Estado.

O sr. Pedro Gonçalves Perdigão foi reconhecido como piloto, na marinha brazileira, a 27 de dezembro de 1867; 2o. tenente, a 10 de fevereiro de 1873; 1o. tenente, a 27 de dezembro de 1875; capitão-tenente a 8 de janeiro de 1890, capitão de fragata, a 9 de agosto de 1894, com antiguidade de 16 de abril do mesmo anno.

Contava o finado 35 annos e 4 mezes de serviço, incluindo o tempo de campanha, durante a guerra sustentada com a visinha Republica do Paraguay.

Era condecorado com os habitos de Christo e da Ordem d'Aviz, possuindo tambem o passador de prata n. 3.

O sr. Perdigão era casado, natural de Portugal, contava 54 annos de idade, e deixa 10 filhos, sendo alguns d'elles de poucos annos.

No saimento, que foi concorridissimo, prestou as honras funebres o 13o. batalhão de infantaria."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Agosto de 1899, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...