domingo, 1 de março de 2020

Sobrenome Falcão


"FALCÃO - Primitivamente uma alcunha. 

Os Falcão procedem de Mozé Falcão, que chegou a Portugal na comitiva da rainha Dona Filipa, mulher do rei Dom João I (1357-1433). Mário Melo aventa que a família tem um antepassado mais antigo ainda, o capitão inglês João Falcão, que já prestara serviços ao rei Dom João I. É possível que Mozé e João Falcão tivessem algum tipo de parentesco."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Setembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Camarão


"CAMARÃO - É considerado um sobrenome de origem brasileira. Do latim 'Cammarus'. Corresponde ao termo tupi 'poti', com o mesmo significado.

Personalidade: Antônio Felipe Camarão, guerreiro brasileiro, da tribo dos potiguares, herói da expulsão dos holandeses. Nasceu em 1580 e faleceu em 1648. Destacou-se como um hábil capitão de emboscada. Era índio, batizou-se e com sua mulher Clara, também índia, prestou relevantes serviços."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 12 de Novembro de 1990, pág. 03

Naufrágio nos Abrolhos


"Naufragio

Conta um jornal do Rio Grande que, em viagem para os portos do norte do Brasil naufragou a escuna Sociedade, de propriedade do sr. José Rodrigues Meira, negociante d'aquella praça.

Saira da barra do Estado a 11 de fevereiro, com um carregamento de 135000 kilog. de xarque, pertencente aos industrialistas de Pelotas srs. Heleodoro & Filhos, que estava seguro na companhia de seguros Pelotense por 48:000$, estando tambem seguro o navio.

O sinistro teve lugar nos Abrolhos, e, segundo o ultimo telegramma, o navio fora a pique."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 14 de Março de 1892, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...