domingo, 10 de novembro de 2019

Histórico do Município de São Marcos/RS


"Os primeiros imigrantes foram os italianos e chegaram às margens do rio São Marcos e das Antas (localidade de Linha Riachuelo, onde fala-se o dialeto mais antigo que existe no mundo; Linha Humaitá; Marechal Deodoro e Zambeccari), por volta de ano de 1885.

Logo a seguir no ano de 1891, uma grande leva de imigrantes poloneses foram assentados no núcleo colonial (estabeleceram-se na localidade de Santo Stanislau/Linha Rosita, Santo Henrique e Edhit). Não se pode ignorar também o grande número de nacionais (peões de fazenda, capatazes, ex-escravos, aventureiros e mesmo agricultores açorianos vindos de São Paulo) que aqui se estabeleceram. Os negros também marcaram presença na formação do povo sãomarquense (concentraram-se nas localidades do Juá e o Rincão dos Quilombos, este último próximo ao Rio da Mulada).

O município de São Marcos situa-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul. A área do município é de 303 km2 e sua altitude média é de 830 metros. Está localizado sobre derrames basálticos do Planalto Meridional, um relevo de profundos vales e matas subtropicais. A região é bastante acidentada do lado oeste e tende a suavizar para Leste com o início da zona do campo. Na sua vegetação predomina pinheiros, florestas subtropicais, eucaliptos e acácias. Seu solo é favorável a plantação de parreiras e árvores frutíferas, principalmente cítricas. Há também pastagem para criação de gado leiteiro. Na agricultura as principais atividades são o cultivo da uva, milho e alho, sendo que São Marcos é considerado o maior produtor de alho do país. O clima do município é temperado, com frio intenso no inverno. O nosso município é delimitado pelo Rio das Antas, Arroio Ranchinho e Rio São Marcos. Limita-se ao norte com o município de Campestre da Serra, ao sul e leste com o município de Caxias do Sul e a oeste com o município de Antônio Prado e o município de Flores da Cunha. Conta anualmente com cerca de 20.000 (vinte mil) habitantes aproximadamente e está distante 156 km de Porto Alegre.

EM 1946 foi implantada a Estrada Federal BR 116, fato que marcou o início do progresso de nosso município.

São Marcos tem seu nome projetado no país e até no exterior por sua profunda ligação com transporte rodoviário. As indústrias moveleiras, acessórios para caminhões, calçados, peças e outros tem um peso considerável na formação dessa imagem, mas a parcela mais significativa provém do transporte rodoviário, por ser o município que possui o maior número de caminhões per capita (1 caminhão para cada 9 pessoas)."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 19 de Outubro de 1998, pág. 07
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...