sábado, 21 de maio de 2022

Fábrica Rheingantz



 (...)

De todas ellas, a mais importante é a Grande Fabrica de tecidos de lã e algodão rio-grandense, dos Srs. Rheingantz & C., representada n'esta côrte pelo Sr. Emilio de Barros.

Este estabelecimento, o primeiro que se fundou no Brazil, começou os seus trabalhos em 1874, na cidade do Rio Grande do Sul, e tem tomado tal desenvolvimento, os seus productos adquiriram tão grande nomeada, que sahindo da provincia vieram fornecer o mercado da côrte, onde, abrindo concurrencia aos productos estrangeiros, tem grande procura.

A fabrica Rheingantz, cuja variedade de productos prende a attenção do publico na Exposição Preparatoria, dá trabalho a 620 operarios, empregando na confecção dos seus productos unicamente materia prima do paiz.

Como já dissemos, a variedade de productos expostos por este importante estabelecimento industrial é grande, e entre elle são verdadeiramente dignos de nota pela sua perfeição: os pannos azues, de superior qualidade; os chales para senhora e chales manta, de bellissimos desenhos; as flanellas e casimiras de todas as qualidades; e a sarja azul.

Os seus cobertores podem perfeitamente competir com os cobertores francezes, geralmente conhecidos por cobertores de Papo. A lã empregada na sua confecção é finissima, e a perfeição do acabamento nada deixa a desejar.

São ainda dignos de menção os cobertores reversiveis, feitos em teares Jacquards, unicos empregados na fabrica, e os reversiveis.

Nos tecidos de lã expõe ainda este estabelecimento uma esplendida collecção de pannos azues proprios para fardamento, e que é empregado no fardamento das tropas que fazem a guarnição da provincia do Rio Grande.

A collecção de algodões é tambem importantissima, quer de tecidos grossos, quer de tecidos finos, e podem competir tanto com os similares estrangeiros, como com os productos de outras fabricas nacionaes.

Pelo productos expostos vê-se que a fabrica Rheingantz emprega na confecção dos seus productos as machinas mais perfeitas e mais modernas, e que na Exposição de Pariz esses productos hão de figurar galhardamente ao lado de productos francezes, e sobretudo ao lado de productos allemães.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 27 de Dezembro de 1888, pág. 01, col. 02

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...