quarta-feira, 8 de maio de 2019

União Velocipédica de Porto Alegre


"Cyclismo

*****

União Velocipedica

Apesar do mau tempo de domingo, á tarde, esteve em festas o velodromo da União Velocipedica.

Em festas, porque duas grandes provas ali tiveram logar, perante uma numerosa concorrencia de socios da União e da Radfahrer Verein Blitz.

Apesar de achar-se em obras de pintura, estiveram algumas familias nas varandas do pavilhão.

As duas grandes provas de que ácima fallámos, foram: a realisação do match em 10 kilometros (30 voltas), com entreinadores, entre Bertasinho, da União, e Oscar Schaitza, presidente e campeão da Blitz; e o ataque por Friederichs, ao record de 50 kilometros, com entreinadores, de que era possuidor Oscar Schaitza.

O match entre Bertasinho e Schaitza despertou o maximo interesse nos círculos cyclistas e todos anciavam pela realisação, ou antes, pelo resultado, que devia demonstrar o vigor e as qualidades de resistencia dos dois competidores.

O ajuste datava de muito tempo e teve origem nas corridas realisadas pela União, em maio, para o campeonato de 1900.

Na 1a. serie, correram Schaitza e Bertasinho, sendo aquelle batido por este.

Schaitza deixou, então, entrever que poderia bater aquelle competidor, si com elle empenhasse lucta em um match de 20 ou 30 voltas, em que tornar-se-iam patentes as qualidades de velocidade e resistencia de cada um.

Dahi... o match de 10 kilometros (30 voltas) que domingo effectuou-se no velodromo da União.

Bertasinho e Schaitza, puxados ambos por équipes valentes, da União e da Blitz, bateram-se com denodo em todo o percurso.

De ambos os lados pedalava-se com enthusiasmo, envidando esforços para a victoria final.

Dessa renhidissima pugna foi, afinal, vencedor Bertasinho, que conseguiu bater o seu antagonista, tirando luz, e chegando ao poste vencedor com assignalada vantagem.

*****

Friederichs, um dos mais valentes, entre os que mais se têm distinguido nas justas do cyclismo, na União, mais uma vez se apresentou na pista para o record de 50 kilometros (150 voltas).

Esse record foi estabelecido, como é sabido, por João Alves, o distincto cyclista, cujo nome representa para a União uma série de victorias, cada qual a mais brilhante, nos torneios da bicycleta.

Schaitza, porém, a 24 de julho, conseguiu abaixal-o, no velodromo da Blitz, alcançando, então, o tempo total de 1h., 16m., 53S4/5.

Friederichs resolveu, a seu turno, abaixar ainda mais esse resultado e trazer para a União o record, detido pelo campeão da Blitz.

Em uma prova previa, não official, na tarde de 5 de agosto, Friederichs conseguiu o seu desideratum, embora por diminuta differença.

E... preparou-se para a prova decisiva, official, perante chronometristas e contadores de voltas expressamente nomeados pela União e pela Blitz.

A 19 de agosto, tudo prompto, o velodromo cheio, grande animação e enthusiasmo... mas, o forte vento reinante impediu que o record recebesse o ataque do bravo cyclista...

Ante-hontem, apesar dos contínuos chuvisqueiros e das ameaças do tempo, Friederichs levou avante o seu desejo, no que foi secundado por grande numero de corredores que se revesaram, successivamente, nas équipes entreinadoras, puxando com vigor, conscientes do valor do resultado a obter-se.

N'essas équipes, formaram Jung, Bina, Lotarius, Alves, José Bertaso, Bertasinho, Sá, Desjardins, Hecker, Osvaldo Leite, Ferrugem, Sant'Anna, Lucas e outros.

A ultima volta, com o tempo de 27 foi dada pela équipe Jung-Bina.

Friederichs fez o percurso dos 50 kilometros em 1h., 15m., 20s. 3/5, obtendo a differença de 1m., 33s. 1/5, sobre o tempo obtido por Schaitza, que foi de 1h., 16m., 53s. 4/5.

Dirigiu o entreinamento o presidente da União, sr. João Day."

Fonte: A FEDERAÇÃO (RS), 01 de Janeiro de 1901, pág. 01, col. 07
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...