domingo, 7 de novembro de 2021

José de Sá Britto Velloso



"Após prolongados soffrimentos, falleceu hontem na cidade de Rio Grande o digno intendente d'aquelle municipio, engenheiro dr. Lacerda Werneck, que consagrou a sua actividade civica ao serviço do partido republicano rio-grandense.

A Federação, registrando, com sincera e profunda magoa, o pranteado desapparecimento do dr. Werneck, envia sentidos pezames á desolada familia do morto.

(...)

✤✤✤✤✤

Com a avançada edade de 80 annos finou-se hontem no districto do Couto, municipio de Rio Pardo, o nosso respeitavel amigo, José de Sá Britto Velloso.

Na gloriosa revolução de 35 serviu nas forças republicanas, tendo tomado parte em muitos combares, chegando a alcançar o posto de tenente.

O finado era geralmente estimado n'aquelle logar pelas boas qualidades de que era prendado.

Á sua familia com especialidade aos nossos dedicados amigos, tenente-coronel Canuto da Rocha Sá e Cypriano de Sá Velloso, apresentamos condolencias."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Outubro de 1899, pág. 02, col. 02

João Henrique Scheck



"Finou-se em S. João de Camaquam o honrado cidadão João Henrique Scheck, commerciante d'aquella praça e pai dos nossos co-religionarios Waldemar e Adalberto Scheck, aos quaes apresentamos as nossas condolencias.

✤✤✤✤✤

Em Jaguarão falleceram: Pedro Maria, de 14 annos de idade, filho do sr. Luiz Loureiro; d. Paulina de Araujo Pereira, de 29 annos, esposa do alferes Manoel Caetano Pereira; d. Eduarda Elvira Brum, casada com o cidadão Justino Brum da Silveira.

✤✤✤✤✤

Em um dos ultimos dias falleceu n'esta capital, no becco do João Coelho, onde havia longos annos residia, o alferes reformado da antiga policia Rufino do Sacramento, com 90 annos de idade.

✤✤✤✤✤

Tambem finou-se n'esta capital, no dia 21, com a idade de 90 annos, a popular velha Placida Damasia de Brito.

✤✤✤✤✤

No dia 21 do corrente falleceu n'um quarto particular da Santa Casa de Misericordia do Rio Grande, o sr. Jonathas Gonçalves Barbosa, alferes do 32o. batalhão de infantaria, ha pouco vindo de Bagé.

Ao enterro assistiu o general Bacellar e seu estado-maior, que acompanharam o prestito funebre até ao cemiterio."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 26 de Abril de 1894, pág. 02, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...