segunda-feira, 23 de março de 2020

Sobrenome Marins


"MARINS - Sobrenome português patronímico. Vem do nome próprio Marino. São formas intermediárias e variantes MARINEZ e MARINIZ."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 03 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Fontes


"FONTES - Sobrenome toponímico. Corresponde ao espanhol FUENTES. No caso luso, é uma freguesia do Concelho de Santa Maria em Panaguião, Vila Real. Os Fontes deram grandes personalidades à História do Brasil e Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Novembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Braga


"BRAGA - Toponímico. Primitivamente foi adjetivo, relativo a Bracara, que deu origem à denominação da cidade de Braga. O termo tem outros significados: calças curtas e largas; muro que servia de tranqueira nas fortificações antigas. Nome de cidade em Portugal, fundada pelos cartagineses. Tomada pelos suevos; depois, pelos muçulmanos.

Personalidades: Alberto Braga, escritor português (1851-1911); Antônio Francisco Braga, compositor brasileiro, com música aos Hinos da Proclamação da República e Bandeira; Caetano Braga, violoncelista e compositor italiano (1829-1907); Ernani Braga, compositor e pianista brasileiro (nascido em 1888); Gentil Homem de Almeida Braga, poeta, jornalista e advogado brasileiro (1835-1876); Guilherme Braga, poeta português (1843-1874); Leandro de Sousa Braga, entalhador e escultor português (1839-1897); Rubem Braga, príncipe dos cronistas brasileiros; Teodoro José da Silva Braga, pintor brasileiro (1872-1953); Teófilo Braga, escritor e erudito português (1843-1924)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 30 de Setembro de 1990, pág. 03

Crime passional em Herval


"Assassinato

Da villa do Herval communicam ao Correio Mercantil, em data de 12:

'Hontem, 11, ás 8 horas da manhã, mais ou menos, a uma legua distante da villa do Herval, foi assassinado o subdito portuguez Antonio Pinheiro, pelo individuo Manoel Cisino da Silva.

Assassino e assassinado são casados, e perto ou diante mesmo da mulher de Pinheiro, com quem Cisino entretinha relações illicitas, ha muitos annos, e por quem já ha muito abandonou a propria mulher, foi o pobre Pinheiro mortalmente ferido com um balaço, que encontrou-lhe n'um olho e saiu-lhe na nuca, e outro na virilha, tambem mortal.

O subdelegado de policia, Amaro da Silveira Freitas, mandou sepultar no cemiterio da villa do Herval o infeliz assassinado, que era um cidadão morigerado e trabalhador, e fez conduzir detida para a mesma villa a malvada adultera, que, pela fórma por que pronunciou se diante do cadaver do marido, é certo participar do horroroso crime.

A propria mulher de Pinheiro declarou que Cisino matou-lhe o marido por esse bobo ter vindo d'onde não devia, alludindo á viagem que fez Pinheiro de Bagé para o Herval."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 22 de Março de 1892, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...