sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Espanhóis na cidade de Pelotas

 


Os espanhóis vieram para Pelotas principalmente a partir da década de 1840, também atraídos pelas possibilidades econômicas surgidas com o desenvolvimento das charqueadas. Todavia, muitos outros já na segunda metade do século XIX e início do século XX foram migrantes urbanos que vieram para a cidade para se ocuparem nos mais diversos ofícios e negócios.

            Os espanhóis em Pelotas podem ser divididos em três categorias conforme a sua origem: os que vieram da Galícia, que foram numerosos e importantes, normalmente envolvidos em empreendimentos comerciais e industriais; os que vieram do País Basco, sendo que muitos deles já tinham vivido anteriormente na Argentina ou no Uruguay e tinham relação com as técnicas usadas no processo de salga de carne, por isso, vindo principalmente para as charqueadas; os que vieram da Catalunha e Andaluzia, já no início do século XX como migrantes independentes, igualmente se direcionando a ofícios urbanos. Retratistas, entalhadores, pintores, escultores, artesãos, mestres-construtores, dentre outras, foram algumas profissões liberais ocupadas por espanhóis na cidade de Pelotas.

 

Fontes:

ANJOS, Marcos Hallal dos. Estrangeiros e Modernização: a cidade de Pelotas no último quartel do século XIX. Porto Alegre/RS: PUC-RS, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, Dissertação de Mestrado, 1996.

BECKER, Klaus. A imigração no Sul do Estado do Rio Grande do Sul. In: BECKER, Klaus (org.). Imigração. Canoas/RS: Editora Regional, 1958.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História da indústria sul-rio-grandense. Guaíba/RS: Riocell, 1985.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...