domingo, 22 de março de 2020

Sobrenome Marinho


"MARINHO - De 'marinus', isto é, do mar, marinho, marítimo. Uma das famílias Marinho procede da Galícia. O Conde Dom Pedro os deduz de Forfaz Marinho. É seu solar a Torre dos Marinhos, em terra de Valadares, junto da Galícia."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 03 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Fontão


"FONTÃO - Sobrenome toponímico. É aumentativo de 'fonte'. Fontão, em Portugal, é freguesia do Concelho de Lima, em Viana do Castelo."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Novembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Ávila


"ÁVILA - Sobrenome toponímico, de origem espanhola, também usado como nome. Ávila é uma cidade do século XI, sede da universidade homônima, que foi fundada durante o reinado dos Reis Católicos Fernando e Isabel. Existem as grafias Abyla, Abela e Ábila.

Personalidades: Afonso de Ávila foi militar e aventureiro espanhol (1485-1537); Antonio José de Ávila, Duque de Ávila, estadista português (1806-1881); Fernando Ávila, pintor e escultor espanhol (século XVI); Francisco de Paula Lobo de Ávila, militar português (1801-1887); Gil Gonzales Ávila, historiador de Castela (1577-1658); Sancho de Avila, general espanhol (1524-1579); Manuel Avila Camacho, político mexicano (1897-1955); Luiz de Ávila y Zuñiga, capitão e historiador espanhol (1500-1564)."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 15 de Julho de 1990, pág. 03

Joaquina Chaves Mantier


"Passamento

N'este instante acabamos de ter noticia do repentino fallecimento da exma. sra. d. Joaquina Chaves Mantier, irmã do inditoso dr. Nicolau Chaves.

Irmã amantissima, d. Joaquina Chaves succumbiu, recebendo a noticia da prematura morte do seu irmão!

Commove-nos sobremaneira o luctuoso facto: a distincta familia Chaves perde em pouco mais de um dia, dois dilectos membros!

D. Joaquina era muito considera-la na sociedade pelotense por suas qualidades verdadeiramente primorosas, realçadas por um trato amabilissimo. O seu repentino passamento attesta a grandeza de seu coração: morre pelo intenso amor que dedicava ao seu desditoso irmão!

É com o mais sympathico respeito, commovidos profundamente, que, registrando este bello exemplo de affeição fraternal, enviamos pezames sentidos á illustre familia da finada."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 26 de Junho de 1891, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...