sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 29

 



701. Czestochowa - sobrenome toponímico relacionado à cidade homônima, na voivodia da Silésia, Polônia.

702. Czinczol - sobrenome metonímico derivado de uma palavra dialetal do sul da Polônia para corte, ato de picar. Está associado à indústria têxtil.

703. Czmielewski - tem dois sentidos possíveis: um metonímico vinculado ao termo czmiel que significa abelha, designando o apicultor; um toponímico para Czmiel no antigo condado de Zwiaheski.

704. Czokalo - sobrenome relacionado ao verbo czokac que significa bater. Tem dois significados possíveis: um antigo artesão da indústria têxtil; um caçador.

705. Czolpinski - sobrenome toponímico relacionado a Czolpin, antiga aldeia e também herdade na freguesia de Krzywosadz, comuna de Sedzin, antigo condado de Nieszawa.

706. Czopek - sobrenome que significa tampa, tampão. Historicamente, tem o caráter de barreira, limite natural, formação do relevo que impõe dificuldade de ser transporta. Pode porém estar associado à profissão de tanoeiro.

707. Czopor - sobrenome que mais especificamente tenha o sentido de rolha para barril, tampão, por extensão, o profissional tanoeiro. Entretanto, o sobrenome pode ainda ser traduzido como dono de alambique. Por fim, pode ter ainda uma etimologia húngara e corresponder a migrante.

708. Czorna, Czorniej - sobrenome metonímico que significa preto. Tende a corresponder a pessoa com cabelo escuro ou tez de pele mais escura que as encontradas na Europa Oriental. Porém, o adjetivo preto, no sentido de enegrecido, tem vários usos históricos tanto na Polônia quanto na Ucrânia, podendo estar associado a uma série de ofícios ou aspectos de relevo. Figurativamente, ainda pode ter os significados de triste, pessimista ou feio.

709. Czosnykowski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes locais: Czosnów, no antigo condado de Varsóvia; Czosnówka, no antigo condado de Biala; Czosnowo, no antigo condado de Czluchów.

710. Czubak - sobrenome metonímico que significa crista, usado para identificar pessoa de cabelo espetado ou pessoa de cabelo profuso nas laterais da cabeça.

711. Czulewicz - sobrenome metonímico que significa terno, caloroso, afetuoso, querido, cordial, amoroso, suave.

712. Czurczak - sobrenome metonímico derivado da palavra ucraniana czura que significa servo, servo feudal, camponês da gleba. Pode ainda ser um patronímico do nome Cyril (Cirilo em português).

713. Czuryszkiewicz - sobrenome patronímico da forma arcaica do nome Cyril (Cirilo em português). Aparentemente, é originário da Cracóvia.

714. Czyrka - sobrenome associado a diversas bases etimológicas, que elencam os seguintes possíveis significados: chilrear, rangido, fervura. Provavelmente, está ligado a um ofício profissional em que se opera algum tipo de fervura (talvez tinturaria). Também um toponímico relativo a Czyrki, aldeia no antigo condado de Vilnius.

715. Czyzewski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes nomes de lugar: Czyzewo, Czyzów e Czyzowice (diversos locais na Europa Oriental).

716. Czyzynski - sobrenome toponímico relacionado a Czyzyn, aldeia no antigo condado de Starogard, ou a Czyzyny, aldeia no antigo condado da Cracóvia.

717. Cwierz - sobrenome metonímico que significa aquele que diverte-se, aquele que desfruta. Também é um nome pessoal, podendo portanto ser um patronímico. Pode ainda, estar associado à atividades de jardinagem.

718. Cwik - sobrenome metonímico que significa homem viril, homem experiente, homem que se destaca por suas qualidades.

719. Cwikla - sobrenome que significa beterraba. Pode designar um horticultor, porém também fazer referência a cor do cabelo ou a tez da pele. Por fim, um toponímico referente à aldeia de Cwikla, no antigo condado de Lomza.

720. Cwilag - sobrenome metonímico relativo a um profissional que trabalha com tecelagem de algodão.

721. Daciewicz - sobrenome patronímico da forma curta Dac, que se relaciona com quaisquer nomes masculinos iniciados com o prefixo Da-. Exemplos: Daniel, Dawid, etc. Pode ainda ser um metonímico vinculado ao termo daca que significa taxa, portanto, por extensão, um oficial coletor de impostos.

722. Dacków - sobrenome metonímico que significa coletor de impostos. Também pode ser um patronímico dos nomes Dana, Daniel ou Dawid.

723. Dadej - sobrenome que significa avô, mas também tagarela. Pode ainda ser um patronímico dos nomes Dana, Daniel ou Dawid.

724. Dahlke - é um sobrenome introduzido na Polônia no século XVIII, graças a migração de uma família nobre sueca que recebeu terras na região. Significa famoso, orgulhoso.

725. Dähn - sobrenome de origem etimológica alemã, com dois aspectos possíveis: um metonímico para dinamarquês, procedente da Dinamarca; um patronímico do nome próprio alemão Dähn, Däne ou Dane (que tem também o mesmo significado).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...