segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Irlandeses e ingleses na cidade de Pelotas

 



Em 1850 foi estabelecido no terreno de Antonio Rafael dos Anjos, na estrada que saía de Pelotas para o Capão do Leão, a colônia Dom Pedro II que recebeu cerca de 300 colonos irlandeses e ingleses em 1852. Eles vieram do porto de Liverpool, Inglaterra, no brigue Gysey e na barca Irene. A quase totalidade dos colonos era proveniente da Irlanda, mais especificamente da baronia de Forth, no condado de Wexford. Esses colonos se dedicaram principalmente ao fabrico de manteiga e hortifrutigranjeiros. Apesar da iniciativa pioneira, a colônia não prosperou, sendo já considerada decadente em um relatório de 1859, com a maioria dos colonos tendo emigrado para o Uruguay e Argentina. Ficaram algumas poucas famílias na região, das quais citam-se: Carpenter (Carpter), Ennis, Sinott, Staford, Yates, Moncks e Brião (Brian).

            Os ingleses também estiveram presentes na vida social e econômica da cidade durante o século XIX ocupando-se principalmente de negócios de importação e exportação na zona portuária. Em 1924, a companhia inglesa Western Brothers adquiriu a antiga Companhia Frigorífica Rio Grande, transformando o local no conhecido Frigorífico Anglo. Com esse empreendimento, vieram muitos engenheiros e técnicos ingleses para a administração do frigorífico. Muitos desses ingleses estiveram diretamente envolvidos na fundação do Pelotas Golf Club, em 1930, dada a paixão britânica pelo esporte. Mais tarde, em 1944, os antigos frequentadores ingleses e brasileiros, voltaram a se reunir e fundaram o Clube Campestre de Pelotas, hoje situado no território do município de Capão do Leão. A primeira diretoria era composta de sete ingleses e um brasileiro.

            Na rua Quinze de Novembro chegou a existir um Clube dos Ingleses até a década de 1950, onde a comunidade britânica local se reunia para apreciar uísque, corned beef e discutir futebol e política.

 

Fontes:

ANJOS, Marcos Hallal dos. Breves notas sobre a colônia Dom Pedro II. Artigo, 2009.

BONTEMPO, Carla Gabriela Cavini. Preferem-se estrangeiros: os trabalhadores imigrantes em Pelotas. In: História em Revista, Pelotas, UFPel, v.12, dez. 2006, pág. 179-200.

CLUBE CAMPESTRE DE PELOTAS. Histórico. Disponível em: https://campestrepelotas.com.br/activities/ Acesso em: 14 de julho de 2021.

VIDAL, Francisco Antônio. Ingleses na cidade de Pelotas. Pelotas Capital Cultural, 13 de junho de 2011. Disponível em: https://pelotascultural.blogspot.com/2011/06/ingleses-na-cidade-de-pelotas.html?m=0 Acesso em: 14 de julho de 2021.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...