terça-feira, 11 de outubro de 2022

Sobrenome Kullmann



KULLMANN, KUHLMANN, KUHLMAN, CUHLMANN, KUHLEMANN, KULEMANN são sobrenomes originários das regiões a noroeste da atual Alemanha, em especial Osnabrück, Hanover e Ostwestfalen-Lippe.


Em todos os casos, os sobrenomes surgem da aglutinação dos termos do baixo alemão medieval "kûle" (=poço, lago, depressão, área baixa e alagada, área baixa em que surge uma vertente, pântano) e "mann" (=homem). Portanto, alguém que habita uma área geográfica com essa característica.

Entretanto, os sobrenomes são comuns em toda a Alemanha e área adjacentes. CUHLMANN é um pouco mais raro. 

Conjunto Novo Ar

 



A nova onda de rock está possibilitando o surgimento de vários grupos musicais, todos do tipo fundo de garagem, também em Caxias do Sul. Um deles - e talvez o mais expressivo - é o Novo Ar, formado por André Locatelli (vocal e guitarra), Freddy Corrales (baixo), Ricardo Souza (guitarra), Fernando Sperotto (ovation) e Francisco Kury (bateria).

Com exceção deste último acadêmico de Direito, todos os jovens integrantes do Novo Ar são estudantes de Medicina. Hoje à noite, à partir das 21 horas, o Novo Ar faz sua primeira apresentação individual na Casa da Cultura, tendo como convidados especiais André Coelho (sax) e Marcel (percussão).

Serão 15 músicas, entre inéditas e outras já conhecidas do público do Caxias Música Agora e da abertura do show de Totonho Villeroy. Embora a sustentação musical do grupo seja o rock - afinal, foi a admiração pelo Led Zeppelin e Rush que reuniu os cinco - o Novo Ar vai tocar de tudo um pouco: rock, blues, heavy metal "e até Roberto Carlos", confessa, rindo, André Locatelli, autor das letras. "A gente não tem compromisso nenhum, apenas com o que a gente faz. A nossa música é resultado de tudo o que a gente ouve e chegou o momento de mostrar isso", completa André.

A apresentação estará dividida equilibradamente entre a parte instrumental e as canções compostas pelo grupo. "Tem letra de amor e de protesto, este contra o sistema, contra o imperialismo americano", diz Freddy, aparentemente sem levar muito a sério essas colocações.

A letra de Vocês Querem Brasil com Z o seguinte: "desde Colombo/ os saqueadores estão aqui/ levantando o país deles/ e afundando este aqui". Já esta outra, sem título, fala de separação. "Vou te deixar com saudades/ num segundo depois de partir/ com os olhinhos sedentos/ e a boca vermelha ainda/ com gosto daquela maçã".

Sem que isso signifique uma crítica, Ricardo Souza explica que, "baseado no contexto musical caxiense, temos plenas condições de apresentar nosso trabalho. Ele está num nível bom e sem qualquer modismo. Nós já tocávamos rock muito antes dessa onda de agora".

Assim como os demais integrantes do Novo Ar, Ricardo freqüentou o curso de música de Merônio Sachet. Mas, também como os outros, resolveu largar a teoria e aprender a tocar guitarra sozinho. Os cinco integrantes do grupo reúnem-se invariavelmente nos fins de semana, na casa de um deles, Francisco Kury, em Ana Rech.

De qualquer forma, André gostaria que as pessoas assistissem à apresentação como uma coisa aberta. "Nós não temos um estilo, somos a soma de vários. Fazemos um som universal". Os ingressos para a exibição do Novo Ar, estão à venda na bilheteria da Casa da Cultura, ao preço único de Cr$ 2.000. O show conta com o patrocínio do Dedão Surf Shop, onde também podem ser adquiridos os ingressos.

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 09 de Novembro de 1984, pág. 19

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...