segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Agricultura & Pecuária em Pelotas em 1935



 Agricultura

É intensiva em todos os districtos (7) em que se divide o município.

No 1o. (Sede) cultiva-se de preferencia o arroz de que ha grandes culturas com irrigação natural e mechanica bem como modernos engenhos.

Nos demais districtos a agricultura é mais variada plantando-se batatas - feijão de que se faz larga exportação para os mercados do paiz e mais cevada, milho, lentilhas, alfafa, cebolas, etc.

Cultiva-se tambem a vinha fazendo-se neste momento grande campanha para o seu reerguimento com o plantio avultado de novas especies sendo seus vinhos muito apreciados, destacando-se os viticultores francezes, italianos e muitos nacionaes.

A pomicultura por sua vez atravessa promissora phase sendo variadissimas as especies de fructas, havendo muitas quintas que fazem exportacção de mudas e enxertos para o paiz e republicas do Prata.

Com successo está se fazendo a exportação de pessegos, ameixas e laranjas para o Rio de Janeiro sendo que destas ultimas já exportamos para a Inglaterra onde foram muito apreciadas e alcançaram bons preços.

A Directoria de Agricultura Municipal recentemente criada dá assistencia technica á lavoura e á criação para o desenvolvimento de novas industrias ruraes e melhoria e racionalização dos methodos de producção até aqui existentes.

Pecuária

Quando a esta pôde-se dizer que é muito apreciavel a percentagem de gado fino mestiçado em nossos rebanhos predominando as raças Hereford - Durham - Hollandeza - Jersey e Switz, existindo importante contigente de animaes puros de pedigrée importados por adiantados criadores.

Identica selecção veem soffrendo os rebanhos lanígeros Cara Negra - Romey - Maosh - Lincoln e outras raças fazendo-se annualmente avultada exportação das lãs dos varios typos para os mercados do paiz e mesmo do exterior.

Para melhorar a raça suína de grande futuro no municipio a Prefeitura depois de decretar a criação de postos de monta nos districtos ruraes adquiriu 12 marrões das raças Duroc-Jersey e Polland-China, fazendo entrega dos mesmos ao presidente da Cooperativa nas Colonias onde se encontram actuando com lisongeiros resultados.

Quanto ás raças cavallares notadamente os animaes de tiro, montaria e corridas prosseguem sendo cuidadas com carinho regional contando-se muitos reproductores estrangeiros nos diversos haras e cabanhas.

Fonte: DIÁRIO DA MANHÃ (Recife/PE), 27 de Outubro de 1935, pág. 51

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...