quarta-feira, 10 de julho de 2019

Histórico do Município de Rolante/RS


"A origem do nome Rolante está ligada ao rio que serve de divisa entre os municípios de Rolante e Santo Antônio, por ser este muito impetuoso e violento no período das cheias que levava tudo de roldão.

Os primeiros habitantes, antes da chegada dos portugueses, foram os tupi-guaranis, sendo também possível a existência dos caáguas ou mesmo dos carijós.

Por volta de 1737, foi aberta uma estrada, por Cristóvão Pereira, que partindo de Viamão chegaria a São Paulo. Tal estrada subiria pelo rio Rolante até o rio dos Touros. Deve-se a esta estrada o povoamento primitivo de Rolante.

Em 1860, o governo da província doa, na área de Rolante, sesmarias às famílias Nunes, Gomes e Torquato, dando-se, pode-se assim dizer o passo inicial na formação da vila.

A partir de 1880, começaram a chegar a Rolante grandes grupos de elementos teutos, vindos de São Leopoldo, Taquara e Caí, aventureiros estes que vinham a procura de terras.

Em 1885, foi construída a primeira capela católica da comunidade.

Em 1880 era criada oficialmente pelo governo a Colônia de Rolante, que se destinava a elementos de origem germânica, os quais se estabeleceram e formaram um pequeno povoado.

A 19 de abril de 1909, era criado o distrito de Rolante, sendo o sexto de Santo Antônio da Patrulha.

Em 1930, o padre Jorge Aneken, primeiro superior provincial da zona sul do país, com a ajuda de agricultores construiu um edifício para escola, sendo o prédio doado posteriormente às irmãs de Notre Dame.

Data desta época o movimento emancipacionista, que teve como dirigente principal e batalhador o Cel. João Augusto Linck, que teve como resultado final a Lei no. 2.527 de 15 de dezembro de 1954 que criava o Município de Rolante. Decreto este assinado pelo então Governador Ernesto Dorneles; Theobaldo Neuman, Secretário do Interior e Justiça, e Leonel Brizola, Secretário da Fazenda.

Rolante teve como seu 1o. prefeito o Sr. Hugo Zimmer, que tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1995.

POVOAMENTO

O povoamento do hoje município de Rolante iniciou-se a partir da chegada dos imigrantes alemães em 1882.

Também os italianos, estes chegados em 1909, vieram para Boa Esperança para ajudar a construir Rolante.

Ao chegarem estes primeiros imigrantes italianos, encontraram algumas famílias de caboclos, conhecidos como Rodrigues e Souza.

Assim, Rolante, desde os primórdios de sua colonização contou com uma população muito heterogênea, apesar da predominância da origem alemã.

HISTÓRIA

As primeiras referência sobre Rolante são de um caminho aberto por ordem do governador Valdeira, que ligava Rio Grande aos Campos Gerais da Vila de Curitiba e que passava pelas terras de Rolante, oferecendo mais segurança aos tropeiros e encurtando o caminho. Este trajeto foi aberto pelo tropeiro paulista Cristóvão Pereira, visando a interesses comerciais.

Nesta época, Rolante servia apenas como local de pouso.

DADOS GERAIS

Localização: Na Microrregião Colonial da Encosta Inferior do Nordeste.

Área: 304,13 (Urbana 24 - Rural 280,13).

População aproximada: 16.979 habitantes.

Limites: São Francisco de Paula (Norte), Santo Antônio da Patrulha (Sul); Riozinho (leste); Taquara (Oeste).

Distância da Capital: 98 km.

Clima: Como em todo o sul do Brasil, o clima do município é subtropical. Há ocorrência de geadas no inverno. No verão, é comum nos dias de maior calor, chuvas acompanhadas de trovoadas que podem durar poucas horas, podem ser muitas vezes acompanhadas de granizo, que prejudicam as plantações.

PRINCIPAIS PRODUTOS

Industriais: Calçados, esquadrias de madeira, vinho.

Agrícolas: Fumo e hortifrutigranjeiros.

Pecuários: Gado leiteiro."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 01 de Fevereiro de 1999, pág. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...