segunda-feira, 29 de abril de 2019

São Lourenço do Sul em 1908


"S. LOURENÇO

Situado na costa occidental da Lagoa dos Patos e entre a serra dos Tapes e o rio Camaquam, o município de S. Lourenço está fadado a um brilhante futuro.

Possue uma esplendida enseada, que se presta para um porto de primeira ordem, ligando a prospera villa, já quazi uma cidade, com uma população de... 3.000 habitantes, pela grande navegação futura desta via marítima, às cidades do litoral.

S. Lourenço possue uma prospera colonia que fornece Pelotas e Rio Grande, a este municipio pela via maritima, áquelle pelas estradas de rodagem, que são excellentes, de grande numero de productos coloniaes.

A navegação existente é ainda reduzida e só de navios a vela.

A renda municipal orça já por 70.000$000, sendo as taxas de imposto relativamente reduzidas.

A villa tem uma bem montada fabrica de telhas e tijolos, que fornece a colonia, onde a edificação já é das melhores usadas no Estado.

Está-se ali iniciando a cultura do arroz em grande escala e falla-se na fundação de uma xarqueada, logo que a navegação, melhorado o porto, o permitta.

S. Lourenço possue todas as condições para ser uma grande cidade: tem agua abundante, muito proxima, tem pedra granitica na propria villa, donde se extrahiu a que serviu já para a construcção do cáes do Rio Grande, feito pelo Dr. Nunes de Miranda, tem lenha e madeira de construcção, e o porto, que pôde ser franco e vasto, lhe abre as portas do grande mundo. É ameno seu clima.

Toda a bacia do Camaquam póde aproveitar com o desenvolvimento de S. Lourenço e esta engrandecer-se com o concurso da respectiva população rural.

Ligada a cidade futura á colonia por uma bem cuidada estrada de rodagem e aberto o porto maritimo, os seus progressos serão rapidos.

S. Lourenço póde e deve ser o grande entreposto commercial da bacia de Camaquam com as praças do littoral, sem precisar de outra via de communicação, a não ser a maritima. É neste sentido que devem agir os seus directores politicos que desejem merecer as bençãos do povo lourenciano, segundo o voto geral lá manifestado."

Fonte: A OPINIÃO PÚBLICA (RS), 14 de Março de 1908, pág. 02, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...