terça-feira, 11 de agosto de 2020

Propagandas eleitorais de Pelotas em 2000

 

Miltinho - candidato a vereador


Fernando Marroni e Mário Filho - candidato a prefeito e vice-prefeito


Luciano - candidato a vereador


Propaganda do candidato a prefeito Fernando Marroni


Ciro - candidato a vereador

Sobrenome Rodrigues


"RODRIGUES - Sobrenome português, sendo que o equivalente na língua espanhola é RODRÍGUEZ. É patronímico do nome masculino Rodrigo - tornado extremamente comum na Península Ibérica graças ao último rei visigótico homônimo."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 22 de Janeiro de 1994, pág. 03

Dario Moreira Lopes


"Pelotas recebeu, consternada, a triste notícia do falecimento, na noite de quarta-feira, do sr. Dario Moreira Lopes, o mais antigo armador funerário desta cidade.

Continuador da obra de seu pai, o saudoso Joaquim Moreira Lopes - a quem substitui, seguindo a mesma linha de conduta e honestidade. Dirigiu durante quarenta anos, a 'Empreza de Pompas Funebres', da qual se afastou há pouco, onde se impôz com estima e consideração de seus conterraneos, aos quais não deixava de atender com aquele bondade que lhe era peculiar, como tambem, nunca lhe faltavam palavras cheias de carinho e piedade para os corações atingidos pela dôr.

Fazia parte de inumeras associações locais, em pról das quais sempre trabalhou denodamente, tendo o Asilo de Mendigos, clubes Comercial e Caixeiral hasteado suas bandeiras em funeral.

Era sócio de importante empreza Cinearte Ltda., proprietaria dos cines Capitolio, Avenida e Apolo.

Era benemerito dos asilos de Mendigos, N.S. da Conceição e S. Benedito. Foi um dos fundadores da Cinematografica de Pelotas.

Logo que circulou a triste notícia, á residencia do ilustre morto acorreu grande numero de amigos e pessoas gradas, que foram levar o seu confôrto espiritual á família enlutada.

O corpo foi encomendado pelo monsenhor Silvano de Souza.

O enterro, que se realizou ás 17 horas de quinta-feira, teve avultadíssimo acompanhamento, sendo o esquife carregado a mão até a esquina da rua Quinze, onde foi colocado em carro de primeira classe e conduzido á Necrópole.

Todos os funcionarios das duas emprezas cinematograficas compareceram incorporados.

Chegando ao cemiterio, o corpo foi retirado do carro pela diretoria do Asilo de Mendigos, sendo prestada sentida homenagem ao digno extinto pelos funcionarios daquele Campo Santo.

Ao descer o corpo á sepultura, falou eloquêntemente o dr. Vicente Russomano, exaltando as virtudes do seu extinto consocio e amigo.

- Dario Moreira Lopes, que falece aos 62 anos, deixa viuva a exma. sra. d. Izaltina de Castro Moreira Lopes e uma filha, a exma. sra. d. Irene de Castro RIbeiro, esposa do dr. Hipólito Ribeiro. São seus irmãos: a exma. sra. d. Albina Lopes Miranda, espôsa do sr. Alberto Miranda e a exma. sra. d. Felisbina Lopes Pereira, viuva do dr. Oscar Pereira. E seu cunhado o sr. Joaquim T. Castro, residente em Porto Alegre. São suas sobrinhas Maria da Glória da Fonseca e Iracema Lopes Miranda. Era ligado, por laços de parentesco, às exmas. famílias Alves da Fonseca e Fonseca Lourenço.

Esta folha apresenta sentidas condolencias á familia enlutada."

Fonte: A ALVORADA (Pelotas/RS), 09 de Agosto de 1947, pág. 02, col. 01-03

Tenente-coronel Bernardo Garcia Pires


"Registro mortuario

Em Pelotas morreu o veterano da revolução rio-grandense de 1835, tenente-coronel Bernardo Garcia Pires.

Em favor d'elle tinha-se ultimamente levantado uma subscripção que encontrou echo no coração de todos.

Em signal de pezar por este successo, a União Republicana de Pelotas conservou-se de bandeira a meia haste.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Novembro de 1891, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...