sexta-feira, 9 de novembro de 2018

A Fábrica de Louças do Senhor Peake


"Paquete do Sul.

(...)

O Sr. Peake, fabricante de louça em Inglaterra, ora residente na Cidade de Pelotas d'esta Provincia do Rio Grande do Sul, propõe-se, a convite de alguns dos principaes habitantes d'aquelle logar, a estabelecer alli, por meio de associação, uma fabrica de louça fina, desde a qualidade mais ordinaria até a mais superior, inclusive porcellana.

Tivemos o prazer de ver uma amostra do primeiro ensaio que fez o Sr. Peake: he um prato de sobremesa que, sem outro instrumento mais do que as mãos do fabricante, sahiu admiravelmente acabado.

A louça será fabricada com barro da Provincia; e o capital da associação (CENTO E VINTE CONTOS DE REIS) representado em 240 acções, do valor de 500$000 reis cada uma.

Pelotas tem de tornar-se, por tanto, uma das principaes cidades, e o Rio Grande do Sul uma das mais florescentes e ricas Provincias do Imperio, se por ventura, como pensamos, realisar-se a fundação d'aquella fabrica e o estabelecimento da Colonia Irlandeza de que já demos noticia.

Com similhantes mananciaes de riqueza e prosperidade, confiamos que o nosso Paiz embicará a senda de prodigiosos melhoramentos e inestimavel grandeza que contém o seu territorio. Assim não permitta Deos que mesquinhas paixões pessoaes e ignobil espirito de bairrismo criem tropeços e insuperaveis embaraços á empreza que, como as de que fallamos, são fontes inesgotaveis de geral engrandecimento e fortuna nacional! Temos, porém, que a Colonia Irlandeza, a fabrica de louças e quaes outras emprezas uteis, de que carecemos para commodidade publica, encontrarão em cada um de nós o fervoroso auxilio, e da parte do Governo a protecção que merecem."

Fonte: CORREIO DA TARDE (RJ), 25 de Outubro de 1849, pág. 03, col. 03


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...