sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Comissão russa no Alto Uruguai

 



Comissão russa. - O Rio-Grandense de Porto Alegre escreve o seguinte:

A parte da comissão russa que tinha ido ao Alto Uruguay, regressou segunda-feira ultima (25), depois de haver percorrido toda a região que se estende entre o porto de S. Xavier no Uruguay e os Campos Novos.

Como haviamos previsto, agradárão as terras do Uruguay sobremodo áquelles intelligentes e praticos enviados de meio milhão de almas, que ahi achárão a solução do problema que procuravão.

A zona de terras de matto que se estende do Ijuhy até os Campos Novos, augmentado com uma área de cerca de 50 léguas quadradas de campos possuidos juntos aquelles mattos, é a que melhor se afigurou aos enviados russos para fundarem o seu futuro estabelecimento, para cujo fim vão entender-se com o governo imperial sobre as condições da grandiosa empreza de emigração em larga escala.

Os russos não querem terras divididas em prazos coloniaes; querem sim áreas sufficientes para o estabelecimento de communidades de mais ou menos 2,000 almas, que formarão no centro da área, em logar apropriado, a sua villa ou cidade onde irão cultivar as terras que serão administradas pela respectiva comunidade.

Sobre o serviço militar resolvêrão soccorrer-se da instituição de caixas de seguro mutuo, como já são usuaes no Imperio.

Se o governo imperial concordar com a commissão sobre as condições da empreza, encaminhar-se-ha para o Imperio e principalmente para a provincia do Rio Grande do Sul uma torrente de emigração de cêrca de 500,000 almas de uma população laboriosa, sobria e essencialmente ordeira e pacifica, que traz em dinheiro somma superior a 100,000:000$ e que se applicará com especialidade ao cultivo do trigo e do centeio, sem negligenciar todavia todos os outros ramos de nossa producção, inclusive canna de assucar, fumo, algodão, mandioca, etc.

Cumpre aqui mencionar que o intelligente zelo e a incansavel actividade do inspector especial de terras e colonisação, o Sr. Carlos Jansen, contribuirão com muita efficacia para que fossem vencidas as desconfianças da commissão para que ella se decidisse em favor das terras da provincia.

O Sr. Carlos Jansen, ao qual a colonisação já deve relevantissimos serviços prestados no longo decurso de cêrca de 20 annos, tornou-se ainda mais merecedor da gratidão publica e do governo, pela intelligencia e zelo com que guiou a commissão russa em suas pesquizas, e que aliás attesta uma declaração dos membros da commissão, inserta no jornal allemão.

A commissão segue no vapor que hoje deixa o nosso porto, afim de ultimar na côrte as suas negociações com o governo imperial.

Faremos votos para que sua viagem seja feliz e para que breve regresse á provincia, conduzindo os centos de milhares de laboriosos colonos que lhe confiárão a sua honrosa missão, da qual depende o futuro da nossa fertil provincia, que com semelhante augmento de braços, tornar-se-ha o celleiro da America do Sul, tornando-se afinal uma realidade o problema da colonisação do Uruguay.

Fonte: MONITOR CAMPISTA (Campos/RJ), 12 de Janeiro de 1877, pág. 03, col. 03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...