quarta-feira, 6 de maio de 2020

Charqueada "A Meridional"


"A Meridional

De São Jeronymo, nos escreve um amigo:

'Tivemos occasião de visitar, a semana passada, o importante estabelecimento A Meridional, para preparação de charque e de outras industrias de carne, o qual se acha sob a activa e intelligente direcção do illustre senador da Republica dr. Ramiro Barcellos, que é tambem um dos seus principaes proprietarios.

Situa-se á margem direita do Jacuhy, no lugar denominado Charqueadas, (1o. districto de São Jeronymo), n'um local esplendido, lindissimo, possuindo todas as condições necessarias para o seu trabalho, já pela commodidade do porto para a exportação, como pelo ponto para a conducção dos gados.

De todos os estabelecimentos congeneres no Estado deve ser este o mais importante, tanto pela sua posição como pelas machinas e apparelhos modernos e aperfeiçoados que possue.

No porto acha-se construido um forte trapiche, plano do dr. Ramiro, de pilares de pedra com cimento em fórma de triangulos, de maneira a bem resistirem ao embate das madeiras, que, em tempo de cheias, descem abundantes pela correnteza do rio.

D'este trapiche segue um pequeno caminho de ferro, sobre o qual gira o carro que conduz a rez desnucada até o lugar em que deve ser sangrada, esquartejada, etc.

O edificio ou galpão principal, que traz o distico A Meridional e que se extende para os fundos, mede 43 metros de comprimento sobre 29 de largura. N'elle se acha assentada uma excellente machina a vapor, de primeira ordem, fornecida pela casa de Alexandre Shanks, de Londres.

Este motor faz o movimento geral da transmissão; esta dá movimento a uma serra-fita, ao dynamo electrico, a um torno e á bomba, de dois cylindros, que aspira agua do Jacuhy e despeja-a n'um reservatorio elevado, saindo d'ahi a distribuição de agua para todo o estabelecimento. Ao lado d'este reservatorio, entranhado no chão, se acha uma grande caldeira, para a economia ou conservação de vapor.

Em breve dará mais a transmissão movimento ás peças da saboaria, que trabalhará tambem sob pressão; a um grande apparelho para a evaporação dos caldos e que trabalhará no ar; ao picador de carne, para o extracto da mesma e que em pouco tempo ficará installado, e a mais alguns apparelhos que se hão de montar ainda.

O picador, que dispõe de tres tachos de cobre de fundo duplo, poderá picar por dia a carne de 300 rezes. Esta machina foi fornecida pela já bastante pela já bastante conhecida casa de J. Etchbest, de Montevidéo.

No outro galpão, o que fica lateral ao principal, se acha assentada a grande caldeira, que pôde fornecer força de vapor, equivalente a 100 cavallos. Ahi tambem funccionam a graixeira e as officinas de mechanico, ferreiro, funileiro e tanoeiro.

A graixeira, além de duas grandes tinas para extrair o azeite de mocotó, possúe dous toneis (caldeiras) monstros, para, sob pressão, beneficiar os ossos. Este trabalho é feito com grande economia de tempo e produz muito mais do que por outro qualquer modo.

Dos toneis passa a graixa, em estado de liquido, por um encanamento de ferro branco, para um grande reservatorio subterraneo, com a capacidade de 25.000 litros, depois do que passa a ser refinada.

Todo o estabelecimento é illuminado por meio de electricidade.

O apparelho electrico, de 75 ampères, dá 1330 voltas por minuto e distribue luz a 25 lampadas Edison.

De fevereiro até hoje têm sido abatidas cerca de 10 mil cabeças.

A matança começa ordinariamente á 1 hora da madrugada, principiando o trabalho de charqueadas ás 3 em ponto.

Este serviço é feito por vinte e tantos orientaes, profissionaes contractados em Montevidéo e que trabalham com grande perícia e destreza admiravel.

Como se vê, é este um estabelecimento importante e de valor incalculavel para o municipio de S. Jeronymo.

O dr. Ramiro paga sem regatear e com satisfação, - o que não acontece com a companhia das minas de carvão, que é mais rica, - a parte que lhe toca em impostos, concorrendo assim com quantia não pequena para os cofres municipaes; no seu estabelecimento a classe pobre e laboriosa do município encontra sempre trabalho e por consequencia os meios para a sua subsistencia.

O dr. Ramiro Barcellos, que se achava ausente quando lá estivemos, dirige em geral todo o trabalho das charqueadas, conforme nos informaram."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Maio de 1893, pág. 01, col. 04

Sobrenome Mouzinho


"MOUZINHO - Sobrenome português. Significado: clérigo da Capela Real, capelão, menino do coro, sacristão."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 01 de Outubro de 1993, pág. 02

Sobrenome Gonçaves


"GONÇALVES - Patronímico do nome Gonçalvo, uma das formas medievais do mais conhecido e moderno Gonçalo. Origina-se do nome visigótico 'Gundissalvo' que significa 'álamo de guerra'. Interpreta-se também 'salvo na guerra', mas para um melhor entendimento, algo como 'invulnerável na guerra'.

Os Gonçalves aparecem cedo na história de Portugal e são muito comuns na do Brasil. No Rio Grande do Sul, destaca-se Bento Gonçalves da Silva, presidente da República Rio-Grandense."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 21 de Maio de 1992, pág. 02

Sobrenome Castelhano


"CASTELHANO - Sobrenome que indica a procedência do seu portador, portanto, aquele que procede do antigo reino ibérico de Castela. Também nomeia uma antiga moeda no valor de 25 reales, uma variedade de figo preto de Algarve e um tipo de tomate carnudo. O sobrenome é atestado em Portugal desde o século XIV.

Personalidade: Dom Francisco Castelhano, músico português do século XVI, famoso, sendo que suas composições foram cantadas na Capela Real de Felipe II da Espanha."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Junho de 1991, pág. 03

Ernesto Alves de Oliveira


"Registro mortuario

Após demorada agonia, e com a exhalação do ultimo suspiro, cessou hoje de padecer o dr. Ernesto Alves de Oliveira, um dos mais eminentes evangelisadores da Republica no Rio Grande do Sul.

Dotado de inestimaveis recursos de attracção, o valoroso rio-grandense, nos tempos inolvidaveis da propaganda, exerceu influencia decisiva no seio das massas populares, orando ou escrevendo, sempre impetuosamente imaginoso e arrebatador.

A morte veiu colhel-o em plena mocidade, aos 29 annos, no momento em que a Patria precisava tanto d'elle para ajudar a reconstruil-a, como precisou para dignifical-a collaborando na implantação da Republica.

Na sua columna de honra, centenares de vezes sulcada adamantinamente pela penna radiosa do intemerato luctador. A Federação presta no presente numero as primeiras homenagens que deve ao morto querido.

- Ernesto Alves finou-se ás 11 horas do dia.

O seu cadaver sairá amanhã, ás 11 horas, da casa n. 135, da rua do Arvoredo, afim de ser encommendado meia hora depois, na Cathedral."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 15 de Agosto de 1891, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...