quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

José Pereira de Escobar



"Coronel Escobar

Falleceu hontem em Itaquy, o nosso venerando co-religionario coronel José Pereira de Escobar, na avançada idade de 76 annos. O finado serviu com os revolucionarios de 35, onde galgou o posto de capitão.

Depois, sem esmorecer jamais, continuou como decidido republicano e a formação do partido encontrou-o em seu posto de patriota, incurvavel aos affagos dos dominadores das épochas monarchicas que porfiavam em conquistar seu bom nome e seu prestigio.

15 de novembro encontrou-o - o veterano da Republica - e em varios lugares de eleição e de distincção o venerando rio-grandense prestou ao partido republicano inestimaveis serviços.

A revolução de 17 de junho deve-lhe tambem assignalados trabalhos.

Intelligente, honesto e trabalhador o finado possuia no Rincão da Cruz uma das melhores fazendas do municipio de Itaquy.

Occupava o posto de coronel-commandante superior da guarda nacional d'aquelle municipio.

Á sua illustre familia, da qual fazem parte os nossos bons amigos tenente-coronel Tito Pedro de Escobar e dr. Marçal Pereira de Escobar, seus filhos, as nossas pezarosas condolencias."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 05 de Fevereiro de 1894, pág. 02, col. 03

Matheus de Magalhães



"Hontem, ás 6 horas da tarde, cessou de viver o nosso amigo Matheus de Magalhães, portuguez de nascimento e brasileiro naturalisado.

Era um homem de talento e illustrado, um espirito emancipado e finamente humorista, - bem o sabem todos quantos partilharam da sua palestra vivida e palpitante, sobre todo e qualquer assumpto.

Exerceu em outros tempos o magisterio particular, leccionando em varios estabelecimentos de instrucção secundaria o francez e o portuguez, habilmente, como um verdadeiro purista que era.

Outr'ora foi traductor da conhecida casa editora Garnier, do Rio.

Tambem para A Federação elle traduziu, posteriormente, com uma impeccabilidade fóra do commum, varios romances importantes da moderna litteratura franceza.

N'esse mister elle nunca subordinou, com o azafama e o atropello dos traductores vulgares, a correcção de seu trabalho, sempre scintillante e escoimado de defeitos, ás imperiosas exigencias da vida material, que aliás não pouco o fustigaram em tempos de dolorosa inclemencia, sem comtudo lhe quebrantarem o animo.

Em 1891 Matheus de Magalhães foi nomeador sub-redactor da repartição da estatistica, sendo mais tarde mandado addir á secretaria do interior, onde serviu até á sua morte.

Seu progenitor foi um dos homens mais illustres de Portugal, um livre-pensador de Portugal de alevantada estatura, o notavel orador José Estevam, de memoria perpetuada em expressiva estatua que se ergue no Aveiro.

Matheus de Magalhães deixa viuva e tres filhas menores, - tres gentis meninas que eram todo o seu encanto, ídolo adorado e palpitante de innocente caricia para o velho pái, - um vencido da vida tormentosa que levou.

Pezames."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 03 de Janeiro de 1895, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...