terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Nossa visita a Rio Grande - Parte 01


Estivemos no último mês de janeiro em visita à cidade de Rio Grande, cuja importância histórica e cultural é enorme para o Rio Grande do Sul. Seguem algumas fotos da área portuária e centro da cidade.


Sobrado dos Azulejos


Rincão da Cebola




Mercado do Peixe


Mercado Público Municipal de Rio Grande


Alfândega








Igreja São Pedro


Eucalipto no centro da cidade que foi plantado em 1877!


Sobrenome Etchegaray


"ETCHEGARAY - Sobrenome toponímico espanhol, mais especificamente basco. É resultado da aglutinação dos vocábulos 'etche' (=casa) e 'garay' (=alta). Portanto: casa alta."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 27 de Setembro de 1991, pág. 02 

Sobrenome Chacim


"CHACIM - Toponímico. De 'flaccini', genitivo de 'flaccinus', que vem de 'flaccus', que significa 'fraco, débil'. Chacim é freguesia de Macedo de Cavaleiros, em Bragança. É povoação antiquíssima."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Junho de 1991, pág. 02


Dom Pedro II chegou... só que não!


"Refere a Folha de Minas, em 8 do corrente:

'Na estação d'esta cidade deu-se um episodio interessantissimo, que foi a nota comica da viagem do imperador no dia 29. A noite começava a cahir, e o povo, levado pelo ardor de conhecer o imperador, que é fructa rara nestas paragens, dirigio-se para o primeiro homem alto e de barbas brancas com que deparou.

Na mesma occasião sua magestade desembarcava, e a população dividia-se em dois grupos, um que acompanhava o chefe do Estado e outro que seguia o estimavel dr. Pederneiras, que representava o Jornal do Commercio, levantando ambos calorosos vivas, igualmente enthusiasticos e convictos, a sua magestade o imperador.

O dr. Pederneiras foi obrigado a explicar que não era imperador, e que ali se achava simplesmente no modesto caracter de jornalista, explicação que difficilmente foi acceita por alguns habitantes d'este lugar.

Que honras para o Jornal!

N'aquella aristocratica redacção até os reporters se parecem com o rei..."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 31 de Julho de 1886, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...