domingo, 8 de agosto de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 01



 1. Ablewski - pode ser um patronímico do nome Abel, bem como uma forma abreviada do nome alemão Albrecht. Igualmente, pode ser um metonímico associado à palavra habel que significa "bezerro desmamado", "cordeiro". Também pode ser um toponímico relacionado à antiga aldeia de Abele, no antigo condado de Nowa Aleksandrów.

2. Ablazej - provavelmente um patronímico do nome latino Blasius ou Blaseus. Também pode ser um toponímico relacionado ao nome de local Blazejewo - verificado duas vezes na Polônia, uma em Srem outra em Lukow. Ainda pode ser um metonímico associado a um antigo chapéu de inverno com proteção de orelhas. O termo também serve para denominar a viga prensadora de um moinho.

3. Abrahamowicz - uma forma patronímica do nome Abraham. Também pode ser um toponímico relacionado à aldeia de Abramów, no antigo condado de Zamosc; ou à aldeia de Abramowice, em Lublin.

4. Abrahamowski - patronímico do nome Abraham.

5. Achaty - patronímico do nome Achacy (do original grego Achatius). Acredita-se que esse nome veio para a Polônia devido a migrantes do Sul da Alemanha, que estabeleceram o culto a um santo homônimo no século XVI. Também pode estar associado a uma palavra alemã para ágata (pedra semipreciosa).

6. Achtnich, Achtsnicht - pessoa despreocupada; pessoa notívaga.

7. Adam - patronímico do nome Adam.

8. Adamczowski - toponímico relacionado à antiga aldeia de Adamczowice, no condado de Sandomierz.

9. Adamczuk - patronímico do nome Adam. O sufixo -uk tende a ser encontrado mais abundantemente na fronteira polaco-ucraniana.

10. Adamczyk - patronímico do nome Adam.

11. Adamiec - patronímico do nome Adam.

12. Adamiuk - patronímico do nome Adam. Forma mais arcaica que remete aos tempos medievais da Polônia.

13. Adamkiewicz - patronímico do nome Adam.

14. Adamowicz - patronímico do nome Adam.

15. Adamowski - patronímico do nome Adam. Forma  mais comum às regiões de Plock e Lomza.

16. Adamski - patronímico do nome Adam.

17. Adamus - patronímico latinizado do nome Adam. Remonta ao século XVI.

18. Adolinski - patronímico do nome eslavo Adolan (significa aproximadamente "ganhador, conquistador").

19. Adryszak - patronímico do nome Andrzej (André em português).

20. Afanasewicz - patronímico do nome grego Athanasius (o "th" tende a ser aliterado como "f" em línguas eslavas"). Também pode ser um toponímico relacionado à aldeia de Afanasiewo, no condado de Wieliczka.

21. Affait, Affaita - coveiro.

22. Aftanas - uma espécie de bordadeiro segundo uma antiga técnica da Europa Oriental. Também pode ser um patronímico curto do nome Athanasius.

23. Agard - patronímico do nome alemão Eckhard.

24. Ajdukiewicz - do substantivo ajduk ou hajduk que historicamente corresponde a um tipo de soldado de infantaria procedente da Hungria que participou de diversas guerras no Leste Europeu. Também era um termo empregado para eslavos que combatiam sob a bandeira do antigo Império Otomano. Pode ainda significar húngaro, ladrão, guarda-de-caças ou zelador de uma propriedade.

25. Aksman - alguém que trabalha com um machado; lenhador; carpinteiro.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...