segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Borges de Medeiros nas Pedreiras do Capão do Leão em 1915


A excursão a Aceguá – A passagem pelas cidades do Rio Grande e Pelotas – Outras informações

(...)

PELOTAS, 7 – A recepção aqui revestiu-se de um caracter de superior distincção, o que não prejudicou o enthusiasmo das aclamações feitas do dr. Lauro e ao dr. Medeiros.

A’ passagem do trem ás 8,30 horas estavam na estação o dr. Cypriano Barcellos, intendente municipal, dr. José Barbosa Gonçalves, ex-ministro da Viação, e vários jornalistas.

A’s 9 horas o comboio especial seguia para a pedreira do Capão do Leão, indo também jornalistas e autoridades locaes. O comboio compunha-se de diversos carros. Chegaram os visitantes ao Capão do Leão ás 10 horas.

O dr. Borges de Medeiros, o dr. Lauro Müller e suas comitivas visitaram as pedreiras da ‘Compagnie Française’, onde se achavam entregues aos trabalhos cerca de 700 operarios.

O dr. Simon, chefe do serviço, ordenou que se fizessem experiências, sendo com quatro tiros de dynamite despedaçados vários blocos de pedras.

As experiências causaram excelente impressão.

Em seguida foi visitada a Usina Electrica, onde funcionam 2 dynamos compressores, sendo um da força de 500 cavallos vapor.

Todos os visitantes tiveram palavras elogiosas para o modo porque está sendo levado a efeito o serviço dirigido pelo dr. Simon.

Deixou de realizar-se o ‘lunch’ que havia sido preparado, devido á falta de tempo, pois os itinerantes tinham de regressar ás 11 horas.

Encontravam-se na visita o dr. Cypriano Barcellos, intendente municipal, coronel Pedro Osorio, coronel Guilherme Gonçalves, vice-intendente, dr. Joaquim Augusto Assumpção, senador federal, tenente Reis Chateiner, delegado da Capitania do Porto, tenente Omar Azambuja, instructor da Sociedade de Tiro de Pelotas, presidente e demais membros do Conselho Municipal, autoridades administrativas e judiciarias, funcionários municipaes e estaduais, comissões de sociedades, representantes da imprensa, comissão organizada dos festejos, etc.


(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO, 08 de maio de 1915, p. 1, c. 1-4
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...