segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Sobrenome Castellanos

 



Sobrenome de origem leonesa. De Leão, foram para Castela ainda no século VIII d.C., estando presentes nas investidas militares do rei Alfonso II. É provável, conforme vários autores, que o núcleo original dos "Castellanos" fosse uma ramal dos Gutiérrez (que remontam à época visigótica), tendo eles incorporado o sobrenome em questão nas campanhas de Alfonso II. Isso porque foi lhes conferido o domínio da vila de Sahagún.

Do núcleo inicial, mais tarde nos séculos X e XI, os cavaleiros deste sangue estiveram envolvidos na conquista do antigo Reino da Galícia. Sabe-se que surgem ramais importantes neste período de nobres com esta alcunha no vale de Quiroga e em Astorga. Membros da família também participaram da Batalha de Las Navas de Tolosa.

Por volta do século XIV, os Castellanos tiveram linhagens envolvidas no processo de reconquista dos reinos de Valência e Aragão. Surgiram solares desta família em Chelva e La Mancha e, mais tarde, em Granada e La Solana.

O sobrenome fez parte da aristocracia espanhola durante o seu esplendor colonial (séculos XVI-XVII), estando presentes em diversos pontos da América Latina como administradores, burocratas, governadores, militares e religiosos.

Fonte: Real Sociedade Aragonesa de Genealogia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...