sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Sobrenome Soutomaior


"SOUTOMAIOR - Sobrenome português toponímico. Existe a forma variante SOTOMAIOR. É composto de 'souto', que significa 'bosque', e maior. Pode também significar 'souto velho'.

Procedem de Gracia de Sorred, rico-homem do rei Dom Fernando, o Magno, cujo descendente Mem Paes de Sorrad povoou o Vale de Sotto, donde se lhe derivou o apelido."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  11 de Março 1994, pág. 13

Assassinado no tribunal do júri


"Assassinato em pleno jury

Telegrammas de Uruguayana dizem que foi assassinado em plena sala do tribunal do jury, alli, o réu Fabriciano Pessano, que entrára em julgamento pelo crime de haver assassinado sua propria esposa, por motivos de ciumes, com cinco balaçoes e duas facadas, quando esta achava-se com um filhinho ao collo.

O réo havia sido absolvido por trez votos contra dois, sendo em seguida á sentença do juiz alvejado com diversos tiros por um grupo de individuos, recebendo 4 tiros e 4 punhaladas, que o prostaram sem vida incontinentemente.

Muitas outras pessoas foram feridas no conflicto, tendo fallecido tambem o espectador joven Euclydes Souza de conceituada familia d'alli."

Fonte: A SEMANA (Bagé/RS), 15 de Novembro de 1914, pág. 06, col. 03

Isabel dos Reis Cabral de Teive


"Registro mortuario

(...)

Sabbado, victima da variola, finou-se a exma. joven d. Isabel dos Reis Cabral de Teive, irmã do 1o. tenente Luiz dos Reis Cabral de Teive e do cadete Zacharias dos Reis Cabral de Teive, do 13o. batalhão de infantaria.

(...)"

A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 18 de Janeiro de 1892, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...