terça-feira, 24 de outubro de 2023

Sociedade Beneficente Alemã

 



Sociedade allemã

Realisaram-se sabbado e domingo ultimos, como noticiamos, as festas em regosijo ao 50o. anniversario da Sociedade Beneficente Allemã.

Pela manhã de sabbado, effectuou-se um acto solemne no collegio da rua S. Rafael e, á noite, principiaram os festejos na Turner Band.

O vasto salão dessa sociedade achava-se vistosamente ornamentado e ás 8 horas era extraordinaria a concorrencia que ali se achava, notando-se a presença do official de gabinete do dr. presidente do Estado, Ezequiel Ubatuba, drs. Vasco Bandeira, chefe de policia, Protasio Alves, secretario do interior, outras auctoridades, representantes de associaçãos, etc.

Ao ser apresentado, no palco, bonita e bem organisada apotheose, em que viam-se as bandeiras nacional e allemã, o sr. Krahe saudou o dr. Presidente do Estado, fallando nessa occasião o seu representante Ezequiel Ubatuba, que respondeu com enthusiastico brinde. Seguiram-se cantos por varios grupos das sociedades, exhibição de cinematographo, quadros vivos e outras diversões que prolongaram-se, com muita animação, até a uma hora da madrugada.

Hontem, ás 2 horas da tarde, realisou-se, na chacara dos atiradores, nos Moinhos de Vento, a festa dedicada ás creanças dos collegios.

O local estava embaiderado, fazendo se ouvir uma banda de musica.

A concorrencia foi numerosa, comparecendo os drs. Barbosa Gonçalves, Presidente do Estado, com seu official de gabinete, Ezequiel Ubatuba, Vasco Bandeira, chefe de policia, José Montaury, intendente do municipio e outras auctoridades.

As diversões das creanças prolongaram-se até ao anoitecer, sendo muito apreciadas por grande numero de pessoas e familias.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 04 de Maio de 1908, pág. 02, col. 03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...