domingo, 26 de novembro de 2023

Sobrenome Heser



HESER, HÖSER, HOESER - sobrenome originário do dialeto da Suábia, a partir do termo häse, haese. Designa de forma genérica tanto o alfaiate, o comerciante de roupas ou o comerciante de mantas e xales. O sobrenome é data desde o século XV.

O curandeiro de Cotia

 



Facto curioso

Facto deveras curioso é o que registra o Sãoroquense e que, si não é blague, merece a attenção dos homens da sciencia.

"Existe no logar denominado Cruz Grande, municipio de Cutia, nas proximidades da divisa deste municipio com o de S. Roque, um homem de cerca de 50 annos, de nome João Miguel, de instrucção rudimentar, que assombra ás redondesas pelos maravilhosos resultados que tem conseguido na cura das mordeduras de cobras.

Mas, o que sobretudo exalta o merito de J. Miguel é que as curas se operam sem emprego de qualquer medicamento interno ou externo.

Eis como opera o maravilhoso curandeiro:

Sendo mordido por qualquer especie de cobra uma pessoa ou animal no bairro, mandam logo á casa de João Miguel um proprio e sendo este avisado, sem dar remedio algum, faz voltar o proprio, garantindo estar curado o offendido, o que de facto dá-se infallivelmente.

Tres casos destes foram relatados ultimamente por pessoa de todo conceito e despida de toda especie de preconceito e crendice ao Sãoroquense. São elles os seguintes:

Um camarada de um cavalheiro foi mordido por uma jararaca, quando trabalhava e teve que vir para casa em uma carroça por se achar muito mal, pois bem, mandaram contar isto a João Miguel e elle sem dar remedio algum ao portador que voltasse porque o homem estava fóra do perigo, e este de facto ficou bom.

Mais tarde foi mordido um cavallo daquelle senhor e João Miguel e curou da mesma fórma. Agora, ha poucos dias, outro cavallo foi mordido por uma jararaca-ussú e curou-se pelo mesmo systema.

É, como se vê, um facto verdadeiramente curioso e digno de observação.

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de Julho de 1903, pág. 01, col. 02

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...