terça-feira, 30 de abril de 2019

Histórico do Município de Aratiba/RS


"Está localizado na Zona do Planalto, fazendo divisa com o Estado de Santa Catarina, ao norte; Erechim, a leste, oeste e sul. A colonização do atual município de Aratiba (ex-Rio Novo) começou pelo ano de 1917, quando ali se instalaram os primeiros povoadores: Augusto Bortolatto, Artur Felix Dal-Lago, Afonso Magnabosco e João Lira. O primeiro comerciante estabelecido em Aratiba foi José Frezzoutto, com armazém.

As colônias foram adquiridas pela Cia. Luce Rosa S.A., que, atualmente, mantém escritórios comerciais no vizinho município de Erechim. Em 1o. de janeiro de 1925 foi instalada a sede do Rio Novo (atual município de Aratiba), sendo Prefeito de Erechim o coronel Pedro Pinto de Souza.

Foi no ano de 1928 que apareceram várias onças na região, vindas do sul de Santa Catarina, onde tinham seu habitat. Nessa época foi abatida uma dessas feras, cujo pêso atingia 50 kg, pelos colonos José Matté e Reinaldo Fitanelli, usando armas primitivas: uma garrucha e um porrete de camboim.

Em 1930, devido a acontecimentos revolucionários, foi criada uma fôrça provisória, para a garantia da legalidade, sob a denominação de Liga de Defesa Colonial, cujo chefe era o colono Augusto Schaedler. Neste mesmo ano, um grupo de revolucionários atacou o município de Itá, no vizinho Estado de Santa Catarina, ocasião em que entraram em ação as fôrças da Liga de Defesa Colonial, prestando socorro ao município em apuros, fazendo com que a paz ali voltasse a reinar.

Foi em 1942 que Rio Novo recebeu a denominação de Aratiba, cuja origem é: ARA (latim) = Pedra de altar; TIBA (guarani) = lugar onde estão reunidas muitas pessoas.

Os imigrantes estão distribuídos no município, na seguinte proporção: de origem italiana - 60%; de origem alemã - 25%; de origens polonesa e russa - 13%. A percentagem de brasileiros no município atinge 2% do total dos habitantes. O comércio atacadista, em 1917, era abastecido por comboios de burros, cognominados, na linguagem simples dos colonos, de 'bruacas'. Esta Comuna pertenceu, até 15 de dezembro de 1955, à de erechim como distrito. Foi elevada à categoria de município, pelo Decreto-lei estadual no. 2526, de 15 de dezembro de 1955, sendo instalado em 1o. de janeiro de 1956.

Os distritos do município de Erechim, Barra do Rio Azul e Itatiba passaram a fazer parte do novel município de Aratiba. Anteriormente a 1955, isto é, em 9 de outubro de 1953, foi que os cidadãos mais eminentes do lugar se reuniram para iniciar o movimento emancipacionista do então distrito de Aratiba. Eram êles o Dr. Amélio Francisco Badini, Dr. Conrado Pecoits Júnior, Joaquim Sandri dos Santos, Jacob Grazotto, Orestes Valandro e João Ody. Depois de muito trabalharem para a consecução de seus alevantados objetivos, os referidos cidadãos viram seus esforços coroados de êxito, em 15 de junho de 1955, data em que foi realizado o plebiscito no território compreendido entre os limites dos distritos de Aratiba, Barra do Rio Azul e Itatiba, tendo a chapa emancipacionista saído plenamente vitoriosa. Em 15 de novembro de 1955 realizaram-se as eleições municipais sendo eleitos Jacob Grazotto, Prefeito Municipal e Waldemar Santim, Vice-Prefeito. A Câmara de Vereadores ficou constituída dos seguintes membros: Domingos Detoni - Presidente; Orestes Valandro - Vice-presidente; Ricieri Sperotto - primeiro secretário; Francisco Alba - segundo secretário; Alísio Rürig; Valdemar Pavan; Raymundo Munaro. Aratiba festeja seu padroeiro, São Jacob, anualmente, com grande animação, na paróquia.

Possui superfície bastante acidentada, contendo uma vasta rêde hidrográfica, sendo principais cursos d'água os rios Palomas, Azul, Novo e Pinhão."

Fonte: FERREIRA, Jurandyr Pires (org.). Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume XXXIII. Rio de Janeiro/RJ: IBGE, 1959, pág. 35-36.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...