domingo, 20 de outubro de 2019

História do Município de Vista Alegre do Prata/RS


"O primeiro nome de Vista Alegre do Prata foi Alexandre de Gusmão e depois foi substituído por Augusto Severo. Com a vinda de colonos italianos, veio a alegria tradicional deste povo, que resolveu dar um nome de acordo com seus sentimentos, daí originou-se o nome VISTA ALEGRE, que pelo fato de sua emancipação, e já existir outro município com o nome de Vista Alegre, passou a denominar-se VISTA ALEGRE DO PRATA.

Em 1882, famílias de colonos italianos foram enviados à Protásio Alves pelo Governo Provincial, através dos chefes da colonização com sede em Antônio Prado e Alfredo Chaves, para ocuparem as terras da região a fim de cultivarem o solo. Muitas famílias originárias da Itália, outras eram migrantes das colônias próximas.

Com a divisão dos lotes pertencentes a Alfredo Chaves (Veranópolis), longe do comércio, desprovido de estradas e sem qualquer tipo de comunicação, Vista Alegre teve seu desenvolvimento vagaroso.

Os principais imigrantes italianos que ocuparam estas terras chamavam-se Angelo Raffo, Antônio Bidese e Miguel Dalla Costa. Posteriormente, vieram os poloneses: Grzebielukas, Modelski, Koakoski e Petrykoski.

Em Vista Alegre do Prata foi erguida a primeira capela de madeira da atual paróquia de São José pertencente a diocese de Caxias do Sul.

A primeira escola na cidade foi inaugurada em 1915, e em 23/06/1937 passou a chamar-se Monsenhor Peres, hoje Escola Estadual de 1o. e 2o. Graus Monsenhor Peres.

Em 1965, houve a primeira tentativa de emancipação, porém não foi possível concretizá-la. Em 1987 reiniciou-se o movimento emancipacionista, desta vez culminando com a realização do sonho de ser município. No dia 10/04/1988, realizou-se o plebiscito onde SIM venceu por maioria absoluta. Em 09/05/1988, através da Lei Estadual no. 8611 é criado o município de VISTA ALEGRE DO PRATA."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 07 de Dezembro de 1998, pág. 06
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...