sábado, 15 de outubro de 2016

Feliz Dia do Professor!


Felicitações a um dos profissionais mais importantes e elementares de uma sociedade que busca ser livre e justa! Apesar dos problemas e dificuldades, da falta de estrutura nas próprias escolas e da desvalorização que o País confere a essa profissão, o professor deve ser lembrado em seu dia, como uma forma de homenagem mais do que merecida.

Eu fui aluno das escolas Barão de Arroio Grande e Presidente Castelo Branco, em Capão do Leão, e tenho muito a agradecer aos diversos professores que tive em minha trajetória. Aliás, lamento muito pela situação de abandono das escolas estaduais no presente momento. Quadro de crise da educação que infelizmente não exclui o "velho Ginásio" - alcunha da Escola Presidente Castelo Branco desde tempos antigos. O "Ginásio" tinha um aura de respeito e tradição, quase como um megálito educacional, em que os estudantes egressos de outras escolas admiravam com até com certo temor. Estudar no "Ginásio" nas décadas de 70, 80 e 90 era quase como uma condição "superior", como estar num "patamar diferente", algo equivalente a possuir um comprovante de que você não era um "aluno qualquer". Os professores eram famosos pela sua qualidade e exigência. Aos colegas de agora, sei que também são muito bons, mas compreendo a situação de decréscimo que se instalou ao longo dos anos devido aos fatores externos. 

O Barão de Arroio Grande, por sua vez, era uma escola de família. Não no sentido de conservadorismo moral, mas por ser uma escola que acolhia os seus alunos como ninguém. Quase todos se conheciam. As mães vinham entregar merenda para os seus filhos durante os recreios aproveitando as frestas que haviam no grande portão metálico azulado da escola. Lembro que muitos colegas meus da época em que estudei no "Barão" recordam que era uma escola em que "a diretora jogava vôlei com a gente no pátio", isto é, um ambiente sempre muito amigável, descontraído. Mas que, ao mesmo tempo, apresentava uma educação de qualidade, com muito esforço e dedicação diante dos parcos recursos que existiam em décadas atrás. No "Barão", estão seguramente aqueles professores que mais me marcaram na minha vida pessoal e profissional.

Feliz Dia do Professor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...