segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Álvaro Chaves Des Essarts


Por Fernando Osório

"A sociedade pelotense foi dolorosamente surpreendida com a notícia do falecimento, em Londres, a 5 de junho de 1922, do distinto conterrâneo Dr. Álvaro Chaves Des Essarts filho estremecido do preclaro cirurgião Dr. Edmundo Berchon des Essarts. Por determinação expressa de sua vontade, querendo repousar o último sono em seio pelotense, foi embalsamado, em Londres, tendo aqui se realizado, as cerimônias do seu sepultamento, que foram bem uma sincera homenagem aos formosos dotes de coração e inteligência do saudoso patrício. Contava apenas 26 anos de idade, pois nascera a 22 de outubro de 1895, nesta cidade.

Tendo feito, em Pelotas, o seu curso de humanidades, matriculou-se no 'Liceu de Agronomia e Veterinária', onde conquistou, aos dezoito anos de idade, o respectivo diploma. Fêz parte, depois, do nosso 'Instituto de Higiene', onde demonstrou aproveitáveis aptidões para a sua profissão. Ultimamente seguira viagem de aperfeiçoamento para os Estados Unidos e Europa tendo a fatalidade da sorte má o golpéado, quase ao têrmo da sua excursão de estudos, roubando-o aos carinhos da família estremecida, principalmente do seu digno pai, o Dr. Edmundo Berchon des Essarts que há sido sempre uma alma dedicada a prodigalizar o bem e a saúde, com grande elevação moral.

A cidade de Pelotas, pelas suas classes representativas com o profundo pesar que a empolgou por ocasião da transladação dos restos mortais do desventurado Álvaro homenageou-o, numa verdadeira consagração moral ao seu derradeiro gesto caridoso, legando, ao morrer, avultadas somas à Escola de Artes e Ofícios e a instituições beneficentes locais, bem assim à futura Escola Municipal que receberá o nome de sua saudosa genitora, D. Antonia Chaves des Essarts."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...